O pompoarismo mudou a minha vida sexual para melhor (bem melhor) e tudo que sei sobre ele é graças a Cátia Damasceno. Ela é dona do maior canal sobre sexualidade do Brasil (Mulheres Bem Resolvidas) e me ensinou muitas coisas sobre sexo e relacionamentos e uma delas foi o pompoarismo.
Sou muito grata por ter chegado ao canal dela e por ela compartilhar de forma divertida o que sabe. E essa é a minha forma de transmitir uma parte significativa do que ela me ensinou.
Esse será um guia básico sobre o pompoarismo, em que falarei tudo que sei sobre ele.
O que é o pompoarismo
O pompoarismo é uma ginástica intima, basicamente. Da mesma forma que vamos a academia para exercitar nossos músculos, fazemos o pompoarismo para exercitar e fortalecer a nossa musculatura bélvica, que é a musculatura que sustenta a nossa bexiga, que está em contato com a nossa vagina e com o nosso anus, já que o que divide um do outro é essa musculatura também.
Quem pode praticar ele
“Qualquer um pode fazer pompoarismo.” é a resposta que a Cátia dá sempre as perguntas mais frequentes sobre esse assunto: “sou virgem, posso praticar?”, “estou na menopausa, posso praticar?”, “tenho vaginismo, posso praticar?”. Qualquer mulher pode praticar.
E não apenas qualquer mulher, como qualquer homem. Porém, nesse guia irei falar sobre o pompoarismo para as mulheres, pois embora sejam semelhantes os exercícios, eu domino muito mais dados sobre ele para as mulheres do que para os homens e talvez eu fale besteira se incluir o pompoarismo para os homens nesse guia.
Benefícios do pompoarismo
Os mais básicos e que irão atrair qualquer mulher são: diminuição das cólicas menstruais, mais prazer e orgasmos, maior controle sobre a nossa musculatura bélvica e, claro, mais saúde.
Da mesma forma que você faz exercícios físicos para ser mais saudável, você pode fazer o pompoarismo e tornar a sua musculatura bélvica mais saudável. O pompoarismo evita uma série de problemas lá embaixo, como por exemplo a incontinência urinária (aliás, ele ajuda bastante com isso caso você tiver uma).
Quando o pompoarismo não deve ser feito
Quando temos uma infecção vaginal, não devemos fazer os exercícios do pompoarismo.
Quando se é virgem ou quando se está menstruada (mesmo não sendo virgem), não se deve fazer os exercícios com os acessórios, mas sem eles, pode.
Exercícios com e sem acessórios
Sim, há acessórios para que possamos fazer o pompoarismo. Mas, antes de usar eles, é necessário fortalecer e tornar a nossa musculatura mais forte. Para isso, há os exercícios mais básicos: de contrair e relaxar, que são a base do pompoarismo.
Contrair e relaxar a musculatura pode parecer complicado, mas é mais simples do que se pensa. Você contrai a sua musculatura toda vez que “segura o seu xixi” quando está com a bexiga cheia e não pode urinar. Faça esse exercício agora: contraia a sua musculatura como se fosse segurar o seu xixi. Fez? Muito bem. Agora solte a sua musculatura, pare de “segurar o xixi”. Bom, isso é relaxar a musculatura.
O pompoarismo deve ser praticado diariamente e para isso, o ideal é fazer 10 séries de 30, com 30 segundos entre cada série. É preciso descansar entre uma série e outra, assim como fazemos com as séries de exercícios na academia.
Há três formas de fazer essas 10 séries: dez curtas, dez longas e dez alternadas.
As rápidas são quando se contrai e solta rapidamente. Contrai e solta. Contrai e solta. Contrai e solta. Trinta vezes. Descansa 30 segundos. Faz mais trinta vezes. Descansa 30 segundos. Faça isso dez vezes e terá a sua série de dez rápidas.
As longas são quando se contrai e solta lenta e longamente. Já falei dos anéis para você? Não, bom, a nossa vagina tem”três anéis”. Está entre aspas pois não são realmente três anéis, mas três forças que fazemos. É complicado, mas essa é uma forma didática que a Cátia inventou para visualizarmos melhor as três forças que podemos fazer lá embaixo, já que parece realmente que há três anéis se fechando lá embaixo, um de cada vez.
Faça o teste. Contraia primeiro a parte mais próxima do seu umbigo e depois tente contrair a parte mais próxima da sua coxa. Não parece que são três anéis? Já que o terceiro seria aquele no meio desses dois.
Bem, a série de dez rápidas, por ser rápida, não dá para notar muito a contração dos três anéis. Mas na longa sim. Foque em contrair um a um dos anéis e manter contraídos os que já contraiu. É como se fosse o movimento de ordenhar uma vaca com a mão, mas no lugar de seus dedos, são os seus anéis que apertam.
A única diferença entre a série de dez longas das dez rápidas é que uma é mais longa e a outra é mais rápida. E claro, as alternadas são uma alternância das rápidas com as longas. Faça trinta rápidas. Descanse 30 segundos. Faça trinta longas. Descanse 30 segundos. Volte a fazer trinta rápidas. Descanse 30 segundos. E por ai vai, até fazer dez séries, de cinco rápidas e cinco longas.
Após dois meses fazendo esses exercícios diariamente, você provavelmente deve ter força o suficiente lá embaixo para usar os acessórios. Os acessórios são: bolinhas ben-wan, cones e personal.
Eles possuem essa ordem de dificuldade, sendo os cones, um acessório para criar força junto com o personal, para usar o ben-wan.
Vamos começar falando sobre os cones. Os cones possuem pesos e você deve começar com o mais leve, passando para os mais pesados assim que fortalecer a sua musculatura.
O exercício do cone é simples também: você deve introduzir ele dentro da sua vagina e ficar em uma posição agachada, de forma que, se não contrai o cone, ele irá cair. É assim que você saberá que você pode evoluir o peso do cone: quando você contrair e ele não cair, está na hora de aumentar o peso.
Quando chegar ao último peso, passe para o personal, que é basicamente um cilindro mais fino e curto. É importante que ele seja fino, pois assim você consegue contrai bastante a sua musculatura e quando encontrar um pinto mais fino, irá dar conta do recado.
E ele precisa ser curto pois a nossa vagina, quando não está excitada, tem de 5 a 7 centímetros de comprimento e o personal não deve ser maior que 8 centímetros.
Os exercícios com o personal são os mesmos que aqueles sem os acessórios e também, ele serve como treino para os movimentos, que explicarei mais a frente.
Agora, sobre as bolinhas ben-wan. Mas antes, alguns alertas: as bolinhas possuem uma cordinha de emergência que jamais deve ser introduzida na sua vagina.
Sempre comece o exercício introduzindo a bolinha que não tem a cordinha de emergência, pois ela serve para, caso as bolinhas fiquem presas lá dentro e você não consiga expulsa-las ou puxa-las com os dedos, você puxa a cordinha de emergência e retira as bolinhas.
Mas como você vai usar a corda se ela estiver dentro de você?
O segundo alerta é que não se deve deixar as bolinhas dentro da sua vagina e sair andando com elas lá dentro. Não deixe elas lá dentro por mais de três minutos. Elas servem para você exercitar a sua musculatura e você não fará isso se simplesmente deixar elas dentro de você.
Bom, o exercício que envolve as bolinhas ben-wan é simples: basta colocar uma delas na entrada da sua vagina e sugar ela para dentro e depois expulsar ela para fora. Simples assim. Só que várias vezes seguidas. Dez séries de trinta, lembra? Os exercícios são sempre dez séries de trinta, com 30 segundos de descanso entre cada série.
Movimentos
Beijar, dedilhar e expulsar são alguns dos nomes dos movimentos que podemos fazer com a nossa vagina e que o pompoarismo nos proporciona. Os movimentos são feitos durante o sexo, quando um pênis está lá dentro e parado. Você pode surpreender o seu parceiro com eles.
Não sei com detalhes todos eles, mas sei alguns e como fazer eles:
Estrangular = contrair o primeiro anel (pois ele está envolvendo a base do pênis). Serve para retardar a ejaculação masculina.
Beijar = contrair o anel que estiver envolvendo a glande (normalmente o terceiro) e depois relaxar, repetidas vezes.
Sugar = com a força da musculatura, literalmente sugue o pênis para dentro da vagina.
Expulsar = expulsa o pênis da vagina, só com a força da musculatura.
Ordenhar = contrair os anéis vaginais, um a um em sequência. Após contrair os três, relaxe e repita o processo.
Revirginar = contrair a musculatura vaginal e quando o pênis penetrar, relaxar conforme ele penetra. Esse movimento simula a ideia de quando um cara penetra uma mulher virgem, por isso o nome.
Travar = contraindo a musculatura do canal vaginal sobre o pênis você impedirá que ele saia de dentro de você.
Antes de começar
Antes de começar a praticar o pompoarismo, a Cátia tem uma sequência de sete dias de exercícios, que vão evoluindo o número de séries, para que você crie força para fazer as dez.
Aqui está o link do ebook em que no final dele, há essa sequência de sete dias (e no ebook tem muitas informações legais e básicas sobre o pompoarismo também).
Bom, espero que esse guia te ajude com o pompoarismo e, para qualquer dúvida, só me perguntar nos comentários ou vasculhar o canal da Cátia, tenho certeza que aprenderá muito mais com o canal dela, não apenas sobre pompoarismo.
A Cátia tem um curso sobre pompoarismo e caso queira saber mais sobre isso, é só clicar aqui .
Comments