top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Leia quando não quiser continuar vivo

Atualizado: 17 de out. de 2020





Oi, tudo bem? Não, né? Se não você não estaria lendo isso.

Bom, eu sei o que você está passando. Sei que parece algo banal de se dizer, mas eu sei pelo que está passando, pois eu mesma já quis parar de viver várias vezes. 

Mas eu continuo viva, não é? Por isso vou te contar algumas coisas que eu aprendi a como lidar com esse tipo de situação. 

Primeiramente, não sei porque você não quer continuar vivo. Eu conheço esse desejo e sentimento, mas nem sempre é pelos mesmos motivos que estamos passando por situações semelhantes. 

Mas seja qual for o motivo que esteja te deixando nessa situação, uma coisa importante de se fazer é não tentar resolver os seus sentimentos ou achar motivos para continuar vivo. 

Parece louco isso, eu sei, mas é importante não fazermos isso para que 1) não caiamos no Círculo Vicioso Infernal e 2) porque sentimentos não podem ser resolvidos. 

Bom, o Círculo Vicioso Infernal é um conceito do livro A Sutil Arte de Ligar o F*da-se e ele diz que quanto mais você tenta se livrar de um sentimento, mais ele aumenta, pois você acaba não conseguindo se livrar dele, aumentando ainda mais ele. 

Portanto, quanto mais você tentar sair dessa situação e se livrar do que está sentindo, menos vai conseguir fazer isso e mais desses sentimentos vão surgir. 

Sentimentos não podem ser resolvidos, pois não são problemas. Sentimentos são respostas emocionais a algum acontecimento e quanto mais tentamos resolver eles, mais entramos no Círculo Vicioso Infernal. 

Então, se você não pode tentar se livrar/resolver esse sentimento, o que você pode fazer? Tem duas coisas importantes de se fazer nessa situação. 

A primeira delas é focar a sua energia em outra coisa, algo simples e que você pode dar conta facilmente. Uma coisa muito boa de focar a sua energia quando estiver sem vontade de viver e que vai te ajudar a melhorar a sua saúde mental, é a sua saúde física. 

Focar em fazer exercícios físicos regulares, focar em ter uma boa noite de sono, focar em se alimentar bem e em cuidar do seu corpo como um todo, é um jeito bem legal de direcionar a sua energia para outra coisa e tirar o foco dela na sua situação atual. 

E a segunda coisa que você deve fazer é se sentir mais responsável pela sua vida, sentir que tem mais controle sobre ela.

Uma das coisas que fazem a gente parar de querer viver é o sentimento de impotência e por mais que eu ache que a gente sempre vai se sentir impotente, podemos também sentir que somos responsáveis e que estamos no controle a nossa vida. 

Parece que um sentimento anula o outro, mas acho que podemos sentir ambos ao mesmo tempo, da mesma forma que podemos sentir medo e coragem ao mesmo tempo. 

Você não precisa diminuir um sentimento para aumentar outro, inclusive acho que se você não se sentir impotente, jamais vai conseguir se sentir responsável e no controle da sua vida. 

Por que assim, você pode escolher aceitar essa impotência e aprender a lidar com essa impotência e a viver em harmonia com ela. E fazendo isso, você paradoxalmente, vai estar sendo responsável pela sua vida e assumindo o controle sobre ela. 

Porque assim, ser responsável pela sua vida e ter controle sobre ela é você tomar decisões. Quando você toma uma decisão, seja de fazer ou de não fazer algo, você está sendo responsável e criando controle sobre a sua vida. 

Então, escolher aceitar a impotência que está sentindo diante dessa situação é tomar uma decisão. 

E você pode fazer isso não tentando resolver a sua impotência, mudando o foco da sua energia para outra coisa, analisando a sua impotência e tentando entender ela para se autoconhecer mais, mas não para resolve-la, e por ai vai. 

Sei que as coisas estão difíceis e que parece que não tem caminho nenhum para percorrer, mas até mesmo quando escolhemos não percorrer nenhum caminho, estamos percorrendo um caminho. 

Não desista da sua vida e se precisar de ajuda, pode me chamar nas minhas redes sociais! Espero de verdade que esse texto possa te ajudar <3

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page