top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Conquistas

Atualizado: 17 de out. de 2020



Você já transou? Já casou? Já teve filhos? Já se formou? Já arranjou um emprego?

Essas são algumas das “conquistas” que a sociedade cobra da gente. A maioria das pessoas leva elas muito a sério e acha que a sua vida vai ser definida por essas conquistas. Se você é uma dessas pessoas, esse texto é para você.



Sabe aquelas checklist do tipo “30 coisas para fazer antes de morrer” ou “20 coisas para fazer antes dos 30, 40, 50…”? Então, já reparou que a maioria delas não fogem de certas conquistas especificas? Por exemplo, é bem comum que haja nelas coisas como: fazer sexo, se casar, fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, pintar o cabelo, viajar para fora do país, beijar e etc.

Mas bem, e as outras conquistas da vida? E as coisas como “fazer uma pirâmide de baralho” ou “arrotar o alfabeto todo” ou “ter um dia relaxante” ou até mesmo “não fazer absolutamente nada durante um dia inteiro”? Por que essas conquistas são menos válidas do que as ali em cima ao ponto de quase nunca estarem em uma checklist de conquistas?

Experiências são importantes e acho que o intuito dessas checklist são você saber se de fato teve boas experiências. Mas “as experiências boas” são coisas relativas, intimas nossas e não algo genérico como essas conquistas de checklist.

O grande problema com essas checklist e essas conquistas mais genéricas é que você acaba impondo um limite entre dois grupos de pessoa: as que fizeram aquelas conquistas e as que não fizeram.

E normalmente o primeiro grupo é visto como melhor do que o segundo e isso é ruim. É ruim ao ponto de alguém que nunca transou se sentir um merda por isso. É ruim ao ponto de que alguém que nunca trabalhou se sentir como sendo alguém pior com outras pessoas que já fizeram isso. É ruim ao ponto de quem jamais teve filhos (e nem mesmo consegue, por questões biológicas ou financeiras) sentir que jamais será completo.

Entende o problema dessas checklist de conquistas agora?

Nossas conquistas não nos definem como melhores ou piores do que alguém. Você é uma pessoa que teve sim conquistas em sua vida, mas quais foram não importa. Não importa se a sua checklist de conquistas é menor do que a do outro, pois a gente não está nesse mundo para ser melhor ou pior que os outros. A gente está aqui para ser melhor do que nós mesmos. Para cada dia tentar ser melhor do que quem a gente foi no dia anterior.

As conquistas que você teve devem aumentar com o tempo, mas quais devem ser as conquistas aumentadas, não importa. Qualquer tipo de experiência pode (e deve) ser visto como uma conquista.

Viver é ter experiências e quanto mais experiências você tiver, mais você viverá e assim, mais conquistas terá. Mas quais vão ser não importa. O importante é que elas aconteçam.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page