top of page

Como ter uma vida mais colorida

Atualizado: 17 de out. de 2020



Na maioria das vezes a gente não sente que tem uma vida feliz ou colorida. Na maioria das vezes a gente sente que a nossa vida é cinza, que ela é muito agitada e corrida e que a gente só está sobrevivendo e não vivendo de fato.

Mas acho que para a sua vida ser mais colorida e, portanto mais feliz, a gente tem que focar nos detalhes primeiro. Tem uma frase que eu li que diz “o que a gente faz no nosso dia importa demais, porque o nosso dia é uma miniatura da nossa vida”.

O que você faz no seu dia é o que vai determinar como vai ser a sua vida. Não é o que você fez ontem ou o que vai fazer amanhã. É o que você faz hoje, no dia de hoje. Porque se você parar pra pensar, a nossa vida é formada por vários hoje. A gente nunca vive de fato o ontem ou o amanhã, pois o ontem sempre vai ser o dia que se passou e o amanhã, o dia que nunca chega.

Mas o dia de hoje é o que está ao seu alcance e se você não tem no seu hoje aquilo que quer ter na sua vida, você jamais vai ter isso, porque, como eu disse, o amanhã nunca chega.

E a gente não pode programar todos os hoje da nossa vida 100% do jeito que a gente quer. Mas a gente pode começar com os detalhes e lutar para que os detalhes do nosso dia sejam coloridos, todos os dias. E assim, a nossa vida passa a se tornar mais colorida, com detalhes mais coloridos.

Então, como a gente deixa a nossa vida mais colorida?





Tirando mais fotos

Há um tempo eu fui fazer um desafio (que eu fazia com um amigo para sair da rotina todos os dias) e eu acabei tirando várias fotos enquanto fazia ele. O desafio em si era fazer um role que um dia você fez com outras pessoas, mas dessa vez, fazer sozinho. Eu escolhi ir no centro de Floripa, pois tinha ido passear por lá com uma amiga a um tempo atrás.

       E enquanto eu estava lá, eu decidi tirar várias fotos e daí eu fui passear no centro com os olhos de uma fotografa. Eu adorei e quis fazer mais vezes isso. E então, uns dias depois eu percebi algo.

       Eu estava olhando mais atentamente o mundo a minha volta para tentar ver o que eu poderia capturar com minha câmera. Eu estava prestando mais atenção nos detalhes e na beleza da minha cidade e dando mais atenção a coisas simples como uma casa, uma rua ou até mesmo uma árvore.

E assim, quase como se fosse mágica, o lugar que eu moro se tornou mais belo ainda.

       Sabe quando criticam as pessoas que só tiram fotos e “não curtem o momento”? Bom, o problema não está em tirar fotos, mas sim em quando tirar uma.

A minha vida toda eu demonizei o hábito de tirar fotos, como se isso fosse influenciar no meu modo de aproveitar a vida. Mas a verdade é que o hábito de tirar fotos é quase que essencial para se ver a beleza das coisas no cotidiano e na rotina e assim, para aproveitar mais as coisas a sua volta.

       Quando se está fora da rotina, se deve sim aproveitar o momento e não tirar fotos (ou tirar apenas algumas, pois um pouco nunca faz mal), mas quando se está no meio da rotina ou do cotidiano, parar e tirar fotos daquilo, do seu cotidiano e da sua rotina, faz sua vida ser mais colorida.

       Então, o que eu quero dizer é: tente tirar mais fotos no dia a dia.

Quando estiver indo para casa, tire algumas fotos do trajeto ou se não pode fazer isso na hora pois está dirigindo, apenas olhe as coisas e tente imaginar o que você iria dar em uma foto.

Quando estiver esperando para ser atendido no médico ou até mesmo esperando algo em uma sala, olhe-a e veja o que pode fotografar (e até faça isso).

Tire fotos de algo no seu trabalho, nas suas pausas, ou apenas no meio do serviço olhe em volta e procure o que daria uma boa foto.

       Boas fotos não são apenas aquelas que possuem uma paisagem magnífica ou um por do sol alaranjado e impossível de se ver no dia a dia. Boas fotos são também aquelas que capturam a essência da vida, aquelas que expressam nosso cotidiano através de algo simples e singelo, algo que passamos todos os dias por essa coisa e jamais reparamos nela, ao menos que esteja em uma foto.

Quando você tira fotos do seu cotidiano ou tenta ver o mundo com os olhos de um fotógrafo, tentando captar a essência das coisas simples e cotidianas, mas de uma forma mais bela, você acaba vendo mais beleza no dia cotidiano e, assim, no seu hoje, tornando ele mais colorido.

Fazendo algo diferente todos os dias

Quando você faz algo novo, normalmente aquilo já deixa o seu dia mais emocionante, não é? Então, o que acha de fazer algo novo todos os dias?

Tem gente que acha que fazer algo novo todos os dias vai exigir muito tempo ou que o novo acontece somente ao acaso. Mas não acho que seja bem assim.

Você consegue escolher fazer algo novo todos os dias e como pode escolher, você consegue escolher algo mais simples e rápido.

Eu tenho um texto com uma lista de 85 coisas para sair da rotina  e que podem ser coisas novas para você fazer no seu dia a dia.

Mas para quem já fez todos os itens daquela lista ou quer simplesmente uma lista nova, eu vou fazer um desafio dos 30 dias em cada mês de 2020 no Instagram. Cada mês vai ter um tema diferente e para participar, basta algumas clicar aqui.

Cuidando de uma vida

Quando você cuida de uma vida, você vai fazer algo novo. Além de que, uma vida pode te surpreender às vezes e uma surpresa sempre deixa o nosso dia mais colorido.

Você pode ter na sua casa um (ou mais) desses três tipos de vida: um animal, uma planta ou um humano.

Humano seria um filho, mas se você não quer ter filhos mas conhece alguém que tem, o que acha de alguns dias cuidar dos filhos dessa pessoa? Nem precisa cuidar muito, mas só de cuidar ás vezes já vai ser uma boa experiência.

Um animal já tem mais variedades. Você pode ter um cachorro, um gatinho, um ratinho, um pássaro, um inseto (criar formigas ou ter uma aranha em um aquário), ter um peixinho, ter um coelho, ter uma cobra ou uma tartaruga ou até mesmo um sapo.

As possibilidades são enormes. Mas escolha o animalzinho que você tem capacidade para ter. E tenha ele apenas se você tiver tempo de cuidar e passar um tempo com ele. Não vai deixar o bichinho sozinho a maior parte do tempo, não é?

E claro, você pode ter uma planta. Plantas ás vezes parecem ser bem chatas, mas só de você saber que está cuidando de uma vida ali e vendo ela crescer pouco a pouco, já é muito gratificante e pode deixar a sua vida mais colorida.

Além de que, essa é a melhor alternativa para as pessoas que não tem tempo de nada, praticamente. Você pode ter uma suculenta, porque elas não precisam de muita água. Você provavelmente só vai ter que regar elas uma vez a cada dia ou dois dias.

Agradecendo

A gratidão é uma coisa muito poderosa e que muita gente não pratica ela na própria vida. A gratidão faz a gente olhar mais para as coisas boas e que a gente é grato na nossa vida e quando a gente foca mais nas coisas positivas da nossa vida, parece que ela se transforma cada vez mais para melhor.

Não acha que a gratidão tem poder? Bom, vou te contar uma coisa. Sabe como que os chineses pedem por coisas? Eles pedem agradecendo.

Os chineses acreditam que quando você pede por algo, você está dizendo para o universo que aquilo não está na sua vida. Se aquilo não está na sua vida, não vai estar nem hoje, nem amanhã, por motivos que envolve a física e que eu infelizmente não vou conseguir explicar (mas confia em mim que envolve isso, ok?).

Então, se você já está dizendo para o universo que aquilo não existe na sua vida, isso não vai existir nela nem hoje nem amanhã.

É por isso que eles agradecem algo antes mesmo de ter, para assim dizer ao universo que aquilo existe na vida deles, só que ainda não chegou a hora de eles estarem frente a frente com aquilo.

Então, por exemplo, se um garoto quer entrar na faculdade, ele não dirá “por favor, me faz entrar na faculdade”, ele vai dizer “eu sou muito grato por estar na faculdade”. E eles precisam acreditar naquilo e agradecer com alegria e com verdadeira gratidão. Não adianta nada você dizer algo e sentir uma outra coisa, não é?

Então, já percebeu que a gratidão tem poder né? Então, eu te desafio a na próxima semana, tentar agradecer por uma coisa por dia. Pode ser qualquer coisa. Mas tenta ser grato por uma coisa diferente por dia, só para você treinar mais e mais o seu cérebro a ver o lado positivo das coisas, até mesmo das coisas ruins na sua vida.

Garanto que depois de uma semana, vai perceber como a sua vida se tornou um pouquinho mais colorida. E quanto mais você agradece, mais colorida ela se torna.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page