top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Como superar seus medos



Medos são sentimentos irracionais que geram ansiedade e muitos outros problemas em nós. Evolutivamente o medo é útil pois aponta para o que é perigoso e isso nos ajuda a evitar esse algo.

Mas há certos medo que a gente não precisa mais ter, pois não há um perigo real ali e portanto, não tem porque sentirmos isso, não é?

Só que o medo é algo irracional e mesmo que você mostre a ele que tem algo seguro, que não tem nenhum perigo ali, o medo continua, né?

Mas tem formas de superar os nossos medos, sejam os mais comuns, como medo de altura, do escuro ou de falar em público ou os medos mais profundos nossos, com o medo de intimidade, por exemplo.


Salva essa imagem no Pinterest para lembrar das dicas depois <3





Antes de começar a superar um medo


Antes de você entende como superar um medo e também de começar esse processo, acho importante você aceitar esse medo.

E eu não digo aceitar no sentido de desistir de fazer algo para superá-lo, mas sim no sentido de você aprender a conviver com ele, de você lidar de uma forma mais produtiva com ele.

Eu acho esse primeiro passo importante por alguns motivos.

O primeiro deles é que quando estamos superando um medo, nós, querendo ou não, estamos tentando resolver e fazer ele sumir.

Só que assim, não é porque é possível você superar um medo que isso vá acontecer da noite pro dia.

Além de que quanto mais você tenta superar esse medo e fazer ele sumir, caso ele não suma na velocidade que você espera, você pode se frustrar e tornar as coisas piores.

E segundo porque tem medos que não podem ser superados ou podem até serem superados num momento, mas depois de um tempo podem voltar e por ai vai.

E é importante aceitar antes de começar a superar a existência desse medo, caso ele nunca suma de fato, entende?

Mas enfim, feito esse processo de aceitação, você pode passar para a parte de superar esse medo.


Subindo um degrau de cada vez


Quando se trata de superar um medo, a gente precisa unir duas coisas importantes: gradatividade e aprender a lidar com a ansiedade. (Que eu vou falar no próximo tópico).

Não devemos nos jogar de cabeça naquilo que temos medo. No lugar disso, devemos ir aos poucos, começando com algo pequeno e ir aumentando a dose daquilo que temos medo aos poucos.

Vou te explicar como funciona isso melhor com um exemplo: o meu exemplo.

Bom, desde pequena eu tive medo de falar em público, de ser o centro das atenções e tudo mais.

Na escola, nas horas de apresentar trabalho na frente da sala, eu sempre tremia demais, ficava com muito frio, suava demais, e ficava com muito medo.

Uma vez a minha pressão até caiu de tanto que eu tinha medo.

A cada vez que eu tinha que apresentar um trabalho, eu ficava com mais e mais medo e a situação não melhorava.

Dai deixa eu introduzir um fato importante para a história agora: numa certa fase da minha vida, eu comecei a fazer aulas de inglês em um lugar no bairro onde eu morava. Todo ano, nessa escolinha de inglês, tinha apresentações de dança e eu sempre participava.

Eu tinha vergonha de falar em público, mas dançar ao lado de várias pessoas eu não via problema.

Até que, em um ano, a minha professora (que também era dona da escolinha) quis fazer uma apresentação curta de teatro junto com as apresentações daquele ano.

Como o tema daquele ano era contos de fadas, ela queria fazer uma apresentação de algumas cenas do filme da Malévola. Em inglês.

Como eu era uma das melhores alunas dela, tinha olhos claros como a atriz que faz a Malévola e sempre participava das apresentações, ela pediu pra que eu fosse a protagonista.

Eu fiquei lisonjeada e apesar do meu medo, eu fiquei com muita vontade de participar. E eu aceitei.

Lembro que nos primeiros ensaios, eu fiquei extremamente nervosa, errei demais as falas (mesmo lendo elas) e isso porque só tinha 5 pessoas na sala.

Com o passar do tempo, eu fui ficando mais a vontade com os ensaios e fui perdendo um pouco o meu medo.

Enfim, no dia da apresentação eu tremia demais e estava com muito medo, mas eu fui até o fim e deu tudo certo.

Depois disso, eu percebi que quando tinha que apresentar trabalhos, eu não ficava mais tão nervosa como antes. Eu estava mais calma, mais relaxada.

Eu tinha começado a superar o meu medo de falar em público e estava mais tranquila em situações assim.

Bom, acho que essa minha história mais extensa te exemplifica bem o que eu quero dizer com “superar o medo gradativamente“ não é?

Eu comecei falando em público para 5 pessoas e aprendi a ficar confortável com isso, para depois passar para um nível mais avançado (a apresentação).

Eu ainda não superei totalmente esse meu medo, mas sei que ele já está bem mais controlado do que já foi há 6 anos atrás.

Agora, vamos falar sobre como lidar com a ansiedade quando você estiver enfrentando gradativamente esse medo.


Aprendendo a lidar com a ansiedade


Bom, quando se trata de ansiedade, precisamos primeiro lidar com o nosso corpo e depois com a nossa mente e não o contrário.

Primeiro você tem que lidar com a sua respiração: um bom jeito de acalmar ela é expirar e inspirar profundamente 10 vezes.

Meditação ajuda também, seja durante o enfrentamento gradativo do medo ou antes disso.

Depois que você acalma a sua respiração, é bem provável que o seu corpo esteja mais calmo e assim, pode lidar com a sua mente.

Uma coisa que ajuda em situações que não são realmente perigosas é pensar no pior cenário que pode acontecer se você continuar enfrentando esse medo.

Ter uma ideia da pior coisa que vai acontecer vai deixar a sua mente mais calma, pois quando temos esses tipos de medos, a nossa mente acaba tendo medo de algo abstrato e muito fora da realidade, que nós nem conseguimos determinar o que é. Mas se a gente determina com clareza qual a pior coisa que pode acontecer, colocando um limite para até onde as coisas podem ir, essa coisa abstrata e fora da realidade para de ser uma possibilidade e a sua mente fica mais calma.

E caso a sua mente não esteja conseguindo trabalhar direito, caso esteja perdido em diversos pensamentos ruins diante de um medo, você pode fazer um exercício que consiste em descrever as coisas a sua volta.

Por exemplo, pensar “tem uma escrivaninha na minha frente, nela tem um estojo, mais um estojo, canetas, um livro, uma pasta, …“ e por ai vai sabe?

Isso faz com que você pare de focar no que tem dentro da sua cabeça e foque no que tem a sua volta, ignorando ou cessando os pensamentos ruins que estariam te gerando mais e mais ansiedade.

Enfim, espero que essas dicas possam te ajudar a superar o seu medo, seja ele qual for!


 

Me conta: você gostou desse texto? Se sim, curte ele aqui embaixo ou me deixa um comentário! Eu ficaria muito feliz <3




182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page