top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Como ser vegetariano

Atualizado: 17 de out. de 2020



Tem muitas polêmicas sobre o que de fato significa ser vegetariano. Tem gente que diz que vegetariana é somente a pessoa que não come carne. Tem gente que diz que ser vegetariano é quem não come nada de origem animal.

Mas vamos entrar em um consenso aqui, pode ser? Nesse texto, vegetariano significa pessoa que não come nada de origem animal. Só que assim, essas dicas aqui vão valer tanto para quem quer ser vegetariano como para quem quer apenas parar de comer carne.

Então, vamos as dicas!





Tenha seu motivo claro

As pessoas que se tornam vegetarianas normalmente fazem isso por um motivo. Esse motivo na maioria das vezes varia entre “não quero contribuir para uma indústria que machuca e maltrata animais” e “quero ter mais saúde”.

Seja qual for o motivo de você querer ser vegetariano, não esquece dele. Esse seu motivo precisa estar claro na sua mente e você precisa constantemente se lembrar dele.

É importante lembrar sempre dele pois assim você não vai resistir as tentações. Vai ter sim vezes em que vai dar vontade de comer algo de origem animal. Vai ter vezes sim em que você vai estar comendo fora com outras pessoas e as opções de comidas vegetarianas vão ser muito menos atraentes que as não-vegetarianas.

Mas se você tem o seu motivo claro, se você lembra dele na hora, fica mais fácil de não resistir a isso. Você precisa se lembrar que a sua causa é muito mais importante do que um prazer momentâneo. Por que a comida é um prazer momentâneo, querendo ou não.

Então, qual o seu motivo para ser vegetariano?

Acrescente antes de tirar

É muito mais fácil a gente começar acrescentando coisas novas do que tirando. E quando se trata de comida vegetariana e não-vegetariana, isso é ainda mais verdade.

Infelizmente a dieta da maioria das pessoas é baseada quase que totalmente em alimentos de origem animal. Se você for parar para olhar para as comidas que você come no dia a dia, vai perceber que muitas delas tem algum alimento de origem animal na composição ali.

Então, se você começar tirando, vai ficar quase que sem nenhuma opção. Por isso, coloque mais opções de comidas vegetarianas na sua dieta e quando já tiver uma grande variedade, ai sim é que você começa a tirar as que não são vegetarianas.

Vá aos poucos

Se tornar vegetariano não é uma coisa que você vai fazer da noite pro dia. É uma transição de fato e transições demoram.

Por isso, vai aos poucos. Começa aos poucos a ler mais dos rótulos dos produtos que você come, para ir descobrindo o que você vai poder e o que não vai poder comer. Começa aos poucos comendo mais comidas vegetarianas. Começa aos poucos descobrindo novos sabores e alimentos.

E começa aos poucos a estudar mais sobre vegetarianismo.

Estude, estude e estude

Quando se trata de ser vegetariano, quanto mais conhecimento você tiver, melhor. Mudar a sua dieta alimentar é um processo que vai exigir muita disciplina e conhecimento, que você só vai obter estudando, estudando e estudando.

Estude sobre nutrição, para aprender a se alimentar de uma forma vegetariana mas sem ficar sem nenhum nutriente.

Estude sobre porque produtos de origem animal não são saudáveis.

Estude sobre os impactos de se tornar vegetariano.

Estude sobre a indústria da carne e dos ovos e dos laticínios e do mel e de todas as industrias que abusam e maltratam dos animais.

Estude, estude e estude e é bom que você estude todas essas coisas e muito mais porque vai sempre ter alguém que vai te perguntar sobre ser vegetariano e quanto mais informações e segurança você tiver na hora de falar sobre elas, maiores as chances de você atrair aquela pessoa para essa dieta alimentar.

Esteja rodeado de vegetarianos

O melhor jeito de você de fato se tornar vegetariano é estando rodeado de coisas vegetarianas. No lugar de procurar por receitas comuns, por que não procura por receitas vegetarianas e ai aumenta o seu repertório de possibilidades?

Por que no lugar de ir em restaurantes comuns, você não vai a restaurantes vegetarianos? Assim pode comer qualquer coisa ali sem medo de estar comendo algo que vai prejudicar o seu motivo de estar sendo vegetariano.

Siga pessoas vegetarianas nas redes sociais, assim pode aprender muito com elas.

Mas eu gostaria de dizer uma coisa: tem algumas pessoas que são vegetarianas e até veganas que acabam tornam essa dieta alimentar e estilo de vida em uma coisa extrema e que a vida delas é resumida a isso. Elas ás vezes passam a julgar quem não é vegetariano ou vegano e essas pessoas não estão entendendo o verdadeiro motivo de ser vegetariano ou vegano.

Ser vegetariano ou vegano é não querer causar mal nenhum. É escolher não prejudicar uma vida com as suas escolhas, principalmente as de consumo.

Mas quando essas pessoas passam a julgar quem não é vegetariano ou vegano ou tratam essas pessoas mal por não serem como elas, elas estão escolhendo prejudicar alguém. E isso vai contra a ideia do vegetarianismo e veganismo.

Nem todo mundo tem as mesmas condições financeiras que você para mudar a dieta alimentar ou o estilo de consumo. Nem todo mundo tem as mesmas informações que você. Nem todo mundo tem as mesmas motivações que você.

E também não podemos desmerecer o esforço das pessoas que diminuem o consumo delas de produtos de origem animal, mesmo que elas não reduzam totalmente esse consumo. Só de reduzirem já estão ajudando o planeta e os animais. E seus corpos.

Então, não seja tão duro com as escolhas dos outros.

Espero que essas dicas possam te ajudar na sua transição!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page