A organização é uma coisa poderosa. Ela pode facilitar demais a sua vida, por que a organização não é um acessório que você usa quando quer para deixar a sua vida mais bonita. A organização é o seu óculos de grau, que te ajuda a ver o mundo.
E, assim como o óculos de grau, nem todo tipo de organização que serve para um vai servir para o outro. Tem gente que lida melhor com a organização quando ela está no papel (meu caso), outras pessoas, lidam melhor com ela no celular ou computador. Tem milhares de possibilidades, de jeitos de ser organizado, então, se algo não deu certo para você, procure por aquilo que dá.
É errado taxar certas regras quando se trata de organização, dizer que, para ser organizado, você precisa ter uma agenda em papel, com tais repartições e ou algo do tipo. Tem sim regras básicas da organização, mas fora elas, nada mais é regra. Portanto, organização é o que dá certo para você, simples assim.
Então, vamos às regras básicas para ser organizado?
Faça uma lista de tarefas
Uma das principais regras da organização é que você precisa fazer uma lista de tarefas com frequência. Tem gente que prefere fazer uma toda semana, outros, uma todos os dias. Tem até gente que faz uma lista de tarefas mensal, mas acho que a lista de tarefas mensal exige muita disciplina, porque, se você não conseguir fazer tudo no dia ou na semana, você acaba atrasando e amontoado todo o resto que tem pela frente.
Para quem não sabe qual a melhor frequência para fazer uma lista de tarefas, comece fazendo uma todos os dias, na noite anterior ou no começo do dia. Se não der certo, tente a semanal. E ai por último, a mensal.
Mas afinal, como fazer uma lista de tarefas? Bem, para fazer uma, você precisa anotar (num papel, numa agenda, num aplicativo, numa nota do seu computador ou celular, …) tudo o que quer e precisa fazer naquele período de tempo e ai distribuir tudo isso de forma realista no período de tempo que você tem.
Inclua tudo: aquilo que é urgente, o que pode ser deixado para depois, o que você quer fazer mas não sabe se terá tempo, o que você está ainda decidindo se vai fazer. Tudinho.
Não confie na sua cabeça
A nossa memória muitas vezes falha. Então, você não pode confiar na sua cabeça quando se trata de ser organizado. Por isso, sempre anote tudo. Tem um prazo para entregar uma tarefa? Anote. Tem um evento que você quer ir mas ainda não decidiu se vai? Anote. Teve uma ideia super legal sobre algum hobbie seu? Anote. Anote tudo.
Tem gente que acaba levando essa dica mais ao extremo, anotando até mesmo todos os links que viu ao fazer uma pesquisa na internet, por exemplo. Outros, acabam não anotando tudinho, mas, a regra aqui é: anote tudo que você acha importante ou que gostaria de lembrar depois.
Agora, onde anotar, é que vai depender de você.
Você pode ter um caderno apenas para anotações desse tipo. Ou pode ter um caderno para cada categoria de anotação: um para prazos e datas, outro para coisas que você quer fazer, outro para ideias e pensamentos e assim por diante.
Você pode sempre mandar uma anotação para você no seu email. Ou pode criar um grupo no whatsapp só com você e ai sempre mandar lá as suas anotações. Pode ter uma nota no seu celular ou computador para cada anotação. Pode gravar áudios no seu gravador de voz.
Você pode usar um aplicativo só para isso. Pode colar um post-it para cada anotação sua e colocar eles num caderno ou parede ou espalhados pela casa. Pode anotar a caneta na sua mão e depois anotar numa agenda. Pode colocar alarmes para prazos e tarefas.
Enfim, já deu para ver que tem muitas possibilidades, né? Então, você só precisar ver o que seria melhor para você.
Saiba aonde quer chegar e como chegar lá
Muita gente acha que a organização controla a vida delas. E sabe porque a organização não te controla? Por que ela é o que ilumina o seu caminho por onde você passa, ilumina um caminho que antes era escuro. Você pode ir para qualquer lugar, mas agora que o caminho está iluminado, fica mais fácil de saber como chegar aonde você quer chegar.
É por isso que a organização também envolve metas. A organização envolve planejamento, inclusive o planejamento de como você vai chegar aonde quer.
E é também por isso que, de tempos em tempos, é legal você parar o que está fazendo e pensar “aonde eu quero chegar daqui a um mês? E seis meses? E um ano? E cinco anos? E dez anos?” e ai criar metas para que você chegue nesse lugar, nesses prazos.
E lembre-se: você precisa sempre ver as suas metas. Então coloque elas num lugar visível para você, seja a parede do seu quarto ou a tela inicial do seu celular ou qualquer outro lugar. Não importa onde vai ser, desde que seja visível para você a maior parte do tempo.
Porque, se não for visível, você não vai lembrar e se não lembrar, como vai conseguir cumprir suas metas?
Metas precisam sempre ter prazos, precisam ter medidas (não é meta: “quero ler mais” Vs é meta: “quero ler 10 livros esse ano”) e precisam ser quebradas em metas menores, para que fique mais fácil de realizar elas (e para que você veja realmente o seu progresso ao realizar as suas metas e assim, se motivar cada vez mais para cumprir elas).
Enfim, essas são as regras básicas da organização e espero que possam te ajudar a ser mais organizado e assim, a ver mais claramente o mundo.
Comments