Se você ainda não leu o texto em que eu explico sobre as cinco linguagens do amor envolvendo o amor próprio, basta clicar aqui.
A linguagem do amor Palavras de Afirmação envolve (obviamente) palavras. Ela envolve elogiar, dizer verbalmente “eu te amo”, envolve falar com aquele que você ama de forma bondosa e envolve admirar e mostrar a sua admiração e apoio pelo objeto de amor.
Eu já escrevi um texto aqui em que eu falo sobre como se amar de uma forma geral e nesse texto, eu dou algumas dicas de como se amar na linguagem Palavras de Afirmação (eu só não sabia disso na época).
Tem algumas outras dicas no texto, daí se você quiser ler, basta clicar aqui.
Mas então, vamos para as dicas, não é?
Se elogie
Uma coisa importante para que a gente aprenda a se amar é a gente focar nas coisas boas que a gente tem. Normalmente a gente costuma focar apenas nas coisas ruins que a gente faz. A gente só foca nos nossos defeitos, nas merdas que a gente faz e nas nossas falhas.
Mas e as coisas boas? Elas não merecem ser faladas também? As coisas boas não merecem ter um foco da sua atenção também? Do que vai adiantar você focar apenas nos seus defeitos, nas merdas que você fez e nas suas falhas?
Se não for para mudar ou fazer algo a respeito para de fato haver uma mudança, não vale a pena focar a sua energia nisso. Porque focando a sua energia nessas coisas, você vai estar mais próximo de se odiar do que de si amar.
Então, eu te desafio a todos os dias nessa semana, você focar e elogiar uma coisa em você. Pode ser uma característica física ou da sua personalidade, pode ser uma conquista que você teve, pode ser uma coisa que você faz ou fez muito bem. Pode ser qualquer coisa, desde que diga respeito a você.
E precisa ser uma coisa diferente todo dia. Não vale todo dia ser uma mesma coisa. Se quiser continuar com isso depois de uma semana, vá em frente. Às vezes é interessante você ter um caderno ou nota no celular em que você escreve esses elogios. Assim, quando você estiver se sentindo inseguro sobre si mesmo, basta você ler os elogios que você já escreveu sobre si e a confiança provavelmente vai vir junto.
Seja bondoso com você mesmo
Eu não sei você, mas eu costumo ser muito rígida comigo mesma. Eu me chamo de burra, me chamo de idiota e me chamo de ridícula. Porque eu faço isso, não vem ao caso. Mas eu passei a me amar mais quando comecei a falar comigo mesma de uma forma mais bondosa. Comecei a me amar mais quando eu passei a falar comigo mesma do jeito que um amigo falaria.
Às vezes é difícil, mas eu sempre tento ser bondosa comigo mesma. E se eu não conseguir, sei que pelo menos estou tentando e isso já é um grande motivo para me orgulhar de mim.
Então, tente falar consigo mesmo como um amigo falaria com você, principalmente quando você cometer algum erro. Lembre-se que errar é humano e que ninguém é perfeito, por mais que exijam isso o tempo toda da gente.
Se admire e se orgulhe de si
Você já parou pra admirar quem você é? Já parou para se orgulhar de todas as suas conquistas? Inclusive aquelas mais simples e banais, como por exemplo: “levantar da cama”.
Eu não sei o que você faz ou quem é, mas tenho certeza que você merece orgulho e admiração de si pelas coisas que anda fazendo. Talvez haja coisas que você não está fazendo muito bem, mas com certeza tem coisas que você está fazendo muito bem ou pelo menos tentando.
E você se orgulhar das suas pequenas e grandes conquistas é uma forma de se amar. Você admirar a pessoa que você é, também é uma forma de se amar.
Então, se encare no espelho hoje e diga para si todas as coisas que você admira e se orgulha de si. Quanto mais coisas, melhor. Garanto que vai se sentir muito bem consigo mesmo.
E não apenas se orgulhe das suas vitórias, como também comemore elas. Inclusive as mais simples e que ninguém está vendo.
Espero que essas dicas possam te ajudar a aprender a se amar na linguagem Palavras de Afirmação!
Comments