top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Como se amar nas cinco linguagens do amor: Formas de Servir

Atualizado: 17 de out. de 2020



Se você ainda não leu o texto em que eu explico sobre as cinco linguagens do amor envolvendo o amor próprio, basta clicar aqui.

A linguagem do amor Formas de Servir envolve a gente amar com serviços. Esses serviços podem ser desde lavar a louça até guardar um lugar para a pessoa na sala.

E quando se trata de amar a si mesmo, esse serviços são serviços que você faz para si e apenas para si. Por isso, separei alguns serviços que você pode fazer para si mesmo e assim, se amar mais.



Faça coisas simplesmente porque você quer fazer

Tem vezes que a gente não se permite simplesmente fazer algo que a gente está com vontade. Às vezes por conta de isso levar um tempo que poderia ser gasto com algo mais “útil” ou por conta de envolver dinheiro e a nossa vontade parecer não ser motivo suficiente para gastar dinheiro.

Mas a gente se permitir fazer algumas coisas que a gente quer, simplesmente porque a gente quer, sem esperar nada em troca, nem mesmo no futuro, e não se arrepender disso, é uma forma de se amar. Saciar as suas vontades é uma forma de você fazer um serviço para si mesmo e assim, se amar.

Se a sua preocupação é com o dinheiro, reserva uma parte da sua renda mensal apenas para fazer as coisas que você quer e saciar essas suas vontades.

E é muito mais fácil a gente amar alguém que permite a gente de fazer o que a gente quer, não é mesmo?

Descanse e relaxe

Tem gente que não se deixa descansar ou relaxar. Tem gente que precisa estar sendo o tempo todo produtiva ou o tempo todo fazendo algo. Relaxar e descansar parece uma besteira para essas pessoas.

Mas se você é uma delas, eu te garanto, descansar e relaxar não é besteira.

Quanto mais você descansar e relaxa, mais você renova a sua energia, que é limitada. A sua energia e a sua força de vontade uma hora vão acabar e você precisa descansar todos os dias para renovar elas.

E com descansar e relaxar eu não digo apenas ter uma boa noite de sono. Eu digo também descansar a sua mente, a sua criatividade, o seu espírito, o seu lado social e por aí vai.

Se quiser saber mais disso, basta clicar aqui para ouvir no Spotify o episódio do meu podcast em que eu ensino como ter cada um dos tipos de descanso e também como descansar e relaxar na sua rotina, seja ela corrida ou não.

Cuide da sua saúde

Cuidar da sua saúde é uma coisa que te faz sentir bem consigo mesmo. Você se sente cuidado e está fazendo um serviço não apenas para o seu eu do presente, como também para o seu eu do futuro.

Esse é um serviço que você faz para essas suas duas versões e você saber que está cuidando do seu corpo e da sua mente, faz você se sentir bem consigo mesmo.

Além de que, cuidar da sua mente vai fazer com que você aprenda a se amar, ainda mais se você cuidar da sua mente com a terapia, que vai te ajudar muito a aprender a si amar.

Se afaste de pessoas que fazem você não gostar de si

Sabe aquelas pessoas que apenas querem te mudar e que não te permitem ser quem você é? Ou aquelas pessoas que sempre colocam a culpa em você e que te fazem achar que você é sempre o problema? Ou aquelas pessoas que mais te xingam do que elogiam?

Pois então, se afastar dessas pessoas vai ser um ótimo jeito de você aprender a se amar e de fazer um serviço para si mesmo. Porque se essas pessoas impedem que você se ame, o melhor jeito de você se amar é dando um fim a esse impedimento.

Então, se afaste de quem te faz sentir assim ou, caso não possa se afastar de algumas delas, converse com elas e diga como se sente de forma bondosa quando elas te fizerem não gostar de si. Tente conversar com elas e fazer elas entenderem o mal que te causam.

Se isso não adiantar, tente evitar elas o máximo que puder.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a aprender a se amar através de serviços!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page