O livro “O ano em que disse sim”, de Shonda Rimes, possui lições que podemos aplicar em diversas áreas de nossas vidas. Após sua irmã dizer que Shonda “nunca diz sim para nada”, Shonda decide passar um ano inteiro dizendo sim para as coisas.
Shonda é roterita da série “Grey’s Anatomy” (além de Scandal e How to Get Away With Murderer) e por isso e também por ser bem-sucedida, muitos pedem para que ela faça discursos e palestras. Mas ela sempre disse não a todos eles, pois ela é extremamente tímida.
Mas com o seu “ano do sim” ela acaba dizendo sim para uma proposta de fazer um discurso para um grupo de formandos e há no livro a transcrição desse discurso da Shonda e nesse discurso ela ensina lições muito importantes para quem quer realizar um sonho. E a primeira lição dela é…
Seja um realizador e não um sonhador
A maioria das pessoas sonha em ser algo e esse algo é algo específico (normalmente em ser como alguém, famoso ou não), mas a gente não precisa sonhar em ser como alguém, a gente tem que sonhar em ser a gente.
E enquanto estamos ocupados sonhando em ser como outra pessoa ou simplesmente sonhando com algo, algumas pessoas estão ocupadas fazendo, estão realizando algo e sendo elas mesmas, ao invés de sonhar em ser como outro alguém.
A grande lição desse discurso da Shonda é que você não deve ser um sonhador, deve ser um realizador. Então, no lugar de ficar esperando o momento ideal, tentando esperar a hora certa para fazer as coisas acontecerem, para fazer o seu sonho acontecer, no lugar até mesmo de ficar esperando o sonho certo aparecer, faça, realize. Viva.
Viva cada um dos seus dias para que você realize algo, mesmo que esse algo não esteja ligado diretamente ao seu sonho. O importante é realizar algo e assim, de alguma forma, você estará cada vez mais perto do seu sonho.
A Shonda queria ser como Toni Morrison e foi só quando ela parou de tentar ser como Toni Morrison e começou a ser ela mesma, a ser a Shonda, que ela realizou algo: ela decidiu entrar em uma universidade de cinema e após isso ela descobriu a sua profissão, o sonho dela.
E ela realizou aquilo. Ela se tornou uma realizadora.
Mas tem vezes que as pessoas não vão ser igual a Shonda, de logo na primeira tentativa já descobrir o que vai ser, achar o que realmente vai fazer da vida. Muitas vezes a gente vai ter que realizar muitas coisas que nós não vamos querer continuar com aquilo, e está tudo bem. Pois você realizou, você foi lá e tentou. E essa é uma das coisas importantes.
Você só vai saber se um erro é um erro se você cometer ele
Essa frase foi dita pela Lily, de How I Met Your Mother. A Lily diz ela para o Ted quando está prestes a cometer algo arriscado, algo que ela não sabe se vai se arrepender depois ou não.
Mas ela só vai saber se aquilo que ela fez foi errado mesmo, se aquele foi de fato um erro, se ela cometer ele. Se ela não tivesse cometido esse erro, ela poderia olhar para trás e pensar “será que aquilo seria mesmo um erro?”.
E essa frase da Lily diz muitas coisas interessantes sobre o próprio discurso da Shonda. Por que você só vai descobrir o seu sonho, só vai tentar, se você cometer vários erros, tentar várias coisas que você, no fim da vida, vai perceber que são um erro. Mas você só vai descobrir se você tentar.
Vamos supor que você não saiba qual é o seu sonho e você nem faz ideia de por onde começar, mas você tem que começar de algum jeito.
Então você vai lá e vai tentando: você investe seu dinheiro para aprender certo assuntos que você acha que podem estar ligados ao seu sonho e os que você acha que não tem nada haver com você.
Você investe seu tempo em ir em aulas e atividades, ou você simplesmente deixa de ir em alguns compromissos seus para poder ir e tentar essas coisas, para ter novas experiências.
E ter essas experiências, a maioria delas, provavelmente vão parecer erros.
A gente acaba se arrependendo de gastar nosso tempo e dinheiro com coisas que a gente acha que não vai colher frutos imediatos. Mas na verdade você vai colher frutos imediatos sim: você vai descobrir que aquilo NÃO é para você e já vai riscar aquilo da enorme lista de possibilidades que podem ser o seu sonho.
E muitas dessas experiências vão ser erradas e não vão ser o que você quer de verdade, mas você só vai saber se tentar.
A mesma coisa vale para quem já sabe qual é o seu sonho. Você provavelmente já tem uma idéia de qual é, mas você não sabe como colocar ele em prática, como realizar ele (ou até mesmo sabe, mas quem garante que essa ideia vai dar certo?).
E para isso você vai tentar. Vai ter que ir tentando coisas novas, ter novas experiências. Afinal, vida é feita de tentativa e erro. Não tem formula mágica. Vai ter que ir lá e tentar várias formas e de diversos jeitos cada uma.
Vamos supor que o seu sonho seja o mesmo que o da Shonda: ser um roteirista. Mas você não faz ideia de por onde começar, então você vai ir lá e tenta entrar em uma Universidade. E você escolheu uma Universidade de Cinema, pois tem outras universidades que podem te preparar para ser um roteirista.
Daí você tem várias opções de Universidades de Cinema e uma delas é a que seria a melhor para você. Mas você pode simplesmente entrar em uma e ela não dar certo para você. Só que você só vai saber se tentar, se ir lá e cometer o erro de entrar nela. E você teve que cometer esse erro para saber que foi um erro.
E assim você descobre que você não serve para aquela Universidade, mas você vai continuar tentando, de outras formas: tentar entrar em outra universidade, tentar aprender a escrever roteiro sozinho, tentar escrever roteiros por escrever, como hobby, até poder pagar uma universidade ou entrar em outra e por ai vai.
Mas o importante é cometer erros, enquanto está realizando.
Se você vai bem uma área da sua vida, automaticamente você irá fracassar em outra.
Voltando ao discurso da Shonda, ela também explica outra coisa bem importante: não dá para fazer tudo. Se você estiver indo bem em uma parte da sua vida, você vai automaticamente fracassar em outra.
O tempo é limitado (afinal, o dia tem apenas 24 horas) e para você conseguir fazer as coisas que você quer, você vai ter que deixar de fazer outras. Por mais que a gente ache que não, o tempo é limitado e essa é uma conseqüência disso.
Então mesmo se você simplesmente quiser tirar um pouco das suas horas de dormir para conseguir fazer mais coisas, você ainda assim vai fracassar em dormir nessas horas, nessa sua parte da vida. Então se você ganha em uma área da vida, se você vai bem nela, você vai estar fracassando em outra e isso é inevitável.
E está tudo bem com isso. Pois para se realizar sonhos, você precisa entender isso e dar prioridade para certas áreas de sua vida. Se você quer dar prioridade para os seus sonhos, você provavelmente vai ter que deixar de lado alguma outra coisa na sua vida. Mas você precisa estar de acordo com isso e usar isso a seu favor.
Se você quer realizar seu sonho, você precisa dar um tempo dessas suas 24 horas do seu dia para isso, para realizar seus sonhos. Mas saiba que você irá deixar de fazer algo no seu dia, algo que você antes fazia.
E comece sempre com pouco. Então todos os dias, dedique 10 minutos do seu dia para realizar seu sonho. E 10 minutos podem parecer pouco, mas isso é melhor do que nada. Afinal, se você usar esses 10 minutos para ler todos os dias um número X de páginas de um livro, nem que sejam só duas páginas, uma hora você irá acabar esse livro.
Mas se não ler nenhuma página por dia, jamais irá acabar seu livro, afinal qualquer coisa vezes zero, será sempre zero.
E é sempre melhor começar com pouco do que não fazer nada.
Então, o que você vai realizar hoje?
Commentaires