Muitas pessoas usam e dependem da própria memória para se lembrarem de tarefas, compromissos importantes, metas, e por aí vai.
Mas a nossa mente não serve para isso. Ela não serve para ser uma agenda ambulante, não serve para nos lembrar das coisas (até porque, a nossa memória é falha). Nossa mente serve para ser criativa, para sentir, pensar e não para lembrar.
Então, foi pensando nisso, que eu resolvi trazer três dicas para que nós possamos parar de depender da nossa memória para nos organizarmos.
Salva essa imagem no Pinterest para se lembrar das dicas depois (ou apenas para me ajudar a crescer <3)
Lista de Tarefas
Uma lista de tarefas é um lugar em que você coloca todas as tarefas, compromissos, atividades e prazos que precisa ou quer fazer em um determinado tempo. Pode ser um dia, uma semana ou até um mês.
Eu recomendo ter uma lista de tarefas para a semana toda, que você pode dividir ela em cinco, seis ou até sete dias, ou deixar a sua lista de tarefas como uma lista mesmo: sem sub-categorias para cada dia da semana.
No começo ou no final de toda semana, pegue um papel e caneta e escreva tudo o que você quer ou precisa fazer em uma semana. Normalmente, nesta lista, vão ter dois tipos de tarefas: as fixas e as extras.
As tarefas fixas são coisas que toda semana você acaba fazendo. Todas as suas obrigações, todos os seus hobbys, todas as suas atividades fixas, sejam semanais ou diárias, entram na categoria de tarefas fixas.
Então, caso tenha vontade de facilitar ainda mais o processo, você pode ter uma lista apenas com as tarefas fixas, para ver no começo ou no fim da semana e organizar a sua lista de tarefas.
Ah é, e não esquece de colocar como tarefa fixa a tarefa de fazer a lista de tarefas. Afinal, fazer a lista não deixa de ser uma tarefa e para que depender da memória para lembrar dela se você consegue fazer isso?
Daí, temos as tarefas extras. As tarefas extras são tarefas que não são semanais. Podem ser tarefas mensais, ou tarefas pontuais, em que você vai ter que realizar elas apenas naquela semana. De qualquer forma, a sua lista de tarefas deve ser uma soma das suas tarefas fixas e das suas tarefas extras.
Uma coisa que ajuda bastante para lembrar das tarefas extras é ter uma Caixa de Entrada para as tarefas extras.
Caixas de Entrada
Caixas de Entrada são um lugar em que você coloca tudo o que surgir na sua mente, sejam ideias, anotações, lembretes, tarefas que precisa fazer e por aí vai.
Eu tenho um episódio inteirinho no meu podcast sobre as Caixas de Entrada, então eu recomendo que você o ouça para poder desfrutar dos enormes benefícios das Caixas de Entrada.
Clique aqui para ouvir no Spotify. Clique aqui para ouvir de graça no Anchor. E clique aqui para ouvir aqui no meu site.
Enfim, acho que já podemos passar para o próximo item, não é mesmo?
Agenda ou calendário
Ter uma agenda ou calendário vai te ajudar a se organizar com duas coisas específicas: 1) as que têm prazo de entrega; 2) as que são de longo prazo (ou um prazo maior do que uma semana).
Uma agenda ou calendário vai te ajudar a anotar sempre que tiver alguma data importante, sempre que tiver um compromisso que precisa lembrar, sempre que tiver que lembrar do prazo de alguma tarefa e por aí vai.
Além de que agendas e calendários te ajudam com metas e projetos.
Eu também tenho um episódio no meu podcast em que eu falo sobre as metas e projetos e como cumprir e realizar os seus, então caso queira ver mais sobre isso (algo que eu recomendo), clique aqui para ouvir no Spotify, aqui para ouvir de graça no Anchor e aqui para ouvir no meu site.
Mas enfim, no começo de todo mês e/ou semestre, você pode anotar as metas e projetos para aquele período de tempo. Isso vai te ajudar a perceber quais as tarefas para aquele mês ou semestre e eu recomendo já colocar na sua agenda as tarefas para aquele mês.
As metas e projetos semestrais, deixa para escrever as tarefas (ou sub-metas e sub-projetos) no começo do mês também, junto com as metas e projetos daquele mês.
Se mesmo com todas essas dicas você ainda está com dificuldades para administrar o seu tempo, talvez a minha Consultoria de Produtividade e Administração do Tempo possa te ajudar!
Nela eu vou criar um sistema de organização feito especialmente para você e você vai ter a solução para as suas dificuldades em se organizar e ser produtivo solucionadas! Clique aqui para ver mais sobre a minha consultoria.
Enfim, eu espero que essas dicas possam te ajudar a não depender mais tanto da sua memória para se organizar! Até o próximo texto!
Me conta: você gostou desse texto? Se sim, curte ele aqui embaixo ou me deixa um comentário! Eu ficaria muito feliz <3
Comments