Comer compulsivamente é quando você come algo por impulso, sem pensar muito sobre o que está comendo ou sobre o porquê de estar fazendo isso.
Mas eu tenho algumas soluções para lidarmos melhor com esse hábito de comer compulsivamente, e é sobre essas soluções que eu vou falar hoje.
Por que comemos compulsivamente?
Acredito que haja três grandes motivos para a gente comer compulsivamente.
O primeiro motivo é a ansiedade e outros sentimentos negativos. Quando estamos tristes ou ansiosos ou com raiva ou com qualquer outro sentimento do tipo, tendemos a comer e a comer mais.
Comer ajuda quando estamos sentindo essas coisas pois a comida é um ansiolítico natural e portanto, acalma o nosso corpo e mente ao comermos.
Outro motivo pelo qual a gente acaba comendo compulsivamente é a fome: já reparou que a gente costuma comer mais e até mais rápido quando estamos com fome?
E um terceiro motivo que faz a gente comer compulsivamente é que na maioria das vezes, a gente não pensa ou planeja muito o que vamos comer.
Então a gente acaba indo para a cozinha e deixa os nossos sentidos e vontades decidirem por nós o que vamos comer, fazendo com que não só escolhemos de forma equivocada e pensando com o estômago, como também faz a gente comer mais mal do que bem.
Mas enfim, vamos agora para as soluções para tudo isso.
Lidando com a ansiedade e os sentimentos negativos
Quando estamos comendo por motivos emocionais, o primeiro passo é perceber isso, ou melhor, perceber quando você fica mal emocionalmente.
Assim, você precisa ficar atento aos seus sentimentos e emoções, se perguntando sempre “o que eu estou sentindo agora?“ e buscando uma resposta para isso.
Isso é mais difícil do que parece, mas com a prática, você vai ir melhorando mais e mais essa sua habilidade.
Depois o que você precisa fazer é: decidir se vai acalmar esses sentimentos com comida ou com outro ansiolítico.
É possível lidar com esses sentimentos negativos comendo sem acabar comendo compulsivamente.
Para fazer isso, você precisa tornar a sua experiência mais rica: pega o que vai comer e antes de comer, olha bem para a comida, analisando cada parte; depois cheira ela, sente todos os aromas ali envolvidos; depois, come calmamente, mastigando devagar e sentindo os sabores na sua boca. E assim por diante.
Dessa forma, você vai estar desenvolvendo mais da sua atenção plena, que é uma forma de você liberar hormônios que vão acalmar o seu corpo.
Você vai ter os mesmos benefícios de comer compulsivamente, mas sem as consequências negativas dessa forma.
Mas, caso escolha usar outro ansiolítico para lidar com os seus sentimentos negativos, há outras opções: exercício físico, música e por aí vai.
Álcool e drogas também são ansiolíticos, mas recomendo ficar com os ansiolíticos que não são tão prejudiciais a sua saúde como é o caso de álcool e drogas.
Lidando com a fome
Bom, a fome acho que tem coisas mais simples que podemos fazer para resolvê-la.
A primeira coisa que se pode fazer é: comer antes de ficar com fome. Parece óbvio e fácil, mas nem todo mundo faz isso, pois para isso precisamos de uma melhor organização e de mais atenção sobre o nosso corpo.
A gente frequentemente está no piloto automático e isso faz com que a gente não tome consciência do que está de fato rolando dentro de nós. A vezes só percebemos que estamos com fome ou quando nos perguntam se estamos ou quando vemos nossa barriga roncar. Comigo isso acontece direito.
Mas a gente pode tentar comer a cada 2-3 horas, colocando um alarme antes de dar esse tempo, para que possamos preparar ou comprar a comida antes de a fome chegar.
Outra coisa que podemos fazer é: quando formos comer, comer devagar. Isso ajuda pois o nosso estômago demora um tempo para perceber que estamos com fome e de fato começar a digestão. Então, comer mais devagar faz com que o seu estômago perceba que está comendo antes de acabar a comida e assim, a sensação de saciedade vem antes de você precisar comer um segundo ou terceiro prato.
Lidando com não pensarmos sobre a comida antes de comer
Bom, e o último motivo para comermos compulsivamente tem algumas soluções simples também.
A primeira delas é você escolher o que vai comer antes de ir para a cozinha ou antes de ir comprar a comida.
Isso ajuda pois a gente consegue decidir isso com a cabeça e não através das nossas vontades. Além de que, assim podemos escolher aquilo que realmente queremos comer e não algo que vimos e deu vontade de comer só por conta de comermos aquela comida com os olhos.
Outra coisa que ajuda é você tirar sempre uma foto antes de comer. Quando você está tirando uma foto, você começa a pensar no que está comendo, fazendo com que você acabe com o seu impulso de comer ou de comer uma quantidade maior do que iria te saciar.
Você começa a pensar também no que está comendo, pensando se está comendo por conta de vício, porque está realmente com vontade daquilo ou não, pensando e tudo mais.
E também, ter um registro do que você está comendo ajuda você a analisar com mais distanciamento e clareza o que você coloca dentro do seu corpo, também te permitindo pensar mais sobre a comida e evitando você de comer por impulso.
Enfim, espero que essas dicas possam te ajudar a parar de comer compulsivamente!
Comments