top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Como o tarô ajudou com a minha saúde mental?




Um pouco depois do começo da pandemia, a minha saúde mental estava um caco. Juntou a pandemia, um pouco do que eu acredito que era um burnout (ou o começo de um), lidar com o término de um relacionamento, entre outras coisas e tudo isso juntou e não ajudou em nada para a minha saúde mental.

Mas, perto de julho, eu acabei descobrindo por acaso algo que, eu nem imaginava na época, iria melhorar e ajudar demais com a minha saúde mental. E esse algo é o tarô.

O tarô é um conjunto de cartas que te auxiliam a lidar com as suas questões, entender aspectos da sua vida, ou simplesmente te guiar de um jeito mais terapêutico e positivo.

E foi de três formas que o tarô ajudou a minha saúde mental e que também pode ajudar a sua!



Salva essa imagem no Pinterest para lembrar das dicas depois <3





Tarô como guia


Apesar do que muita gente pensa, o tarô NÃO prevê o futuro. O tarô é apenas algo que vai te auxiliar a entender certos aspectos da sua vida ou de uma questão ou relação ou problema.

Vou dar um exemplo porque assim fica tudo mais palpável. Vamos supor que você esteja tendo uma amizade com uma pessoa que você gosta demais, só que nem sempre essa pessoa te faz se sentir bem.

Então, você está em dúvida se deve ou não sair daquela relação. Então, você acaba recorrendo ao tarô e faz uma tiragem para analisar essa sua relação com essa pessoa (vamos supor que seja uma amiga, ok?).

Então você pergunta ao tarô “como está sendo a dinâmica da minha relação com essa minha amiga?” e, embaralhando o tarô, você tira três cartas.

A primeira é a que vai representar você nessa relação, a segunda, vai ser a que vai representar a sua amiga e, por fim, a última carta vai te dar conselhos de como agir nessa relação.

Daí a primeira carta caí os Enamorados, a segunda caí a Estrela, e a última, caí o Sol. Três cartas bem positivas, e o tarô está te dizendo que você é uma pessoa que é sempre parceira com a sua amiga, que sempre tenta ser amorosa e carinhosa e estar sempre sendo verdadeira e transparente com essa sua amiga (Os Enamorados).

Mas essa sua amiga, está sendo a Estrela: ela provavelmente é uma grande fonte de inspiração sua e ela deve ter vários desejos e esperanças para com a sua amizade, mas ela não coloca essas coisas em prática, o que dificulta tudo (A Estrela).

E por fim, os conselhos do tarô são que você tem que ser como o Sol: claro, transmitir clareza e tentar trazer essa energia positiva e vibrante para essa amizade (O Sol).

Desse jeito, você consegue entender melhor a dinâmica dessa amizade e consegue achar formas de resolver os seus problemas e questões.

E, quando a nossa saúde mental está lá longe, é bem mais difícil tomar decisões, principalmente as grandes, então ter uma ferramenta que vai te guiar (mas deixar que a palavra final seja sua) é uma grande ajuda com a nossa saúde mental!


Tarô como autoconhecimento


O tarô, além de ser uma ferramenta para te guiar, ele é também uma forte ferramenta de autoconhecimento. Isso porque o próprio tarô como um todo é um espelho de nós mesmos, do jeito humano e singelo e sincero que podemos ser.

O tarô é dividido em 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. Cada arcano é uma carta do tarô e cada uma tem uma filosofia própria.

As cartas dos arcanos maiores são mais profundas e eu comecei estudando elas (o que é o recomendado). E os arcanos maiores nos ensinam muito sobre nós mesmos.

Ainda não estou segura o bastante para estudar os arcanos menores, mas até eles nos ensinam (de jeitos diferentes) sobre nós mesmos.

Mas enfim, nos arcanos maiores, cada carta é uma representação de uma situação arquetípica e é algo que todos nós, pelo menos uma vez na vida, iremos passar por aquilo.

Então, se todas as cartas dos arcanos maiores são representações de partes nossas, de situações que vivemos ou viveremos, de desafios e problemas que enfrentaremos ou já enfrentamos, conseguimos entender bastante sobre essas coisas entendendo e estudando cada uma dessas cartas.

Por exemplo, uma carta que eu gosto bastante é a carta da Força. Ela é uma carta que diz sobre uma força interna, aquela força de você controlar os seus sentimentos e a sua força bruta, de usar a força do autocontrole mais do que a força violenta e bruta. Eu acho essa carta lindíssima e ela nos ensina algo importante não apenas sobre nós mas sobre como lidar com as nossas emoções: precisamos controlá-las como o homem na carta controla um leão, que é a representação dos nossos sentimentos.

E o autoconhecimento, apesar de não ser necessário para se ter saúde mental, ajuda bastante, pois nos faz entender os motivos de estarmos com a saúde mental lá embaixo e nos mostra caminhos de como lidar com isso.


Tarô como estudo


E por fim, mas não menos importante, o tarô simplesmente como algo para que eu pudesse estudar me ajudou demais com a minha saúde mental.

Eu acredito bastante que a nossa vida profissional tem um peso muito maior do que a nossa vida pessoal. Há momentos em que isso é uma exceção, mas no geral, a nossa vida profissional é mais pesada, porque é dela que você depende para conseguir ter dinheiro e assim, não morrer de fome, e ter qualidade de vida em certos níveis.

E a minha vida estava sendo bastante preenchida pela minha vida profissional: a faculdade, que felizmente para minha saúde mental não estava tendo aulas, nem online nem presenciais; e o Paz com Amor, que, desde o início, eu vejo como uma ferramenta de ganhar dinheiro através dele, mesmo que esse não seja o meu único e principal objetivo com o Paz com Amor.

A minha vida pessoal, naquela época, estava praticamente vazia, sem nada para preenchê-la e preenchê-la com algo leve, simples e terapêutico trouxe bastante leveza e até propósito de um jeito mais leve para a minha vida.

Então, caso você queira aprender tarô e ter todos esses benefícios dele para a sua vida e saúde mental, confia em mim que vai valer bastante a pena! E eu já indico um canal no Youtube que eu acredito que faz um trabalho incrível ensinando sobre o tarô, que é o Diário da Bruxa, da Pri Ferraz.

Uns 70% do que eu sei sobre o tarô é tudo graças a Pri e ela é extremamente fofa, didática, e apaixonada pelo tarô, o que te faz adquirir uma paixão por osmose pelo tarô também <3

Enfim, espero que essas dicas possam te ajudar a ter mais saúde mental!


 

Me conta: você gostou desse texto? Se sim, curte ele aqui embaixo ou me deixa um comentário! Eu ficaria muito feliz <3



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page