top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Como evitar discussões

Atualizado: 17 de out. de 2020



A causa da grande maioria das discussões entre um casal (e talvez até entre duas ou mais pessoas, sendo elas envolvidas amorosamente ou não) é a expressão equivocada dos sentimentos.

Vamos supor o seguinte, um casal heterossexual mora junto e o homem acaba se atrasando para chegar em casa depois do serviço. A mulher, quando o vê, diz “por que você demorou tanto para chegar?” E o homem responde a pergunta, dizendo algo como “tinha muito trânsito.”

Ela então começa a discutir com ele, dizendo que ele sempre chega tarde e que ele podia pegar um caminho diferente das próximas vezes. Ele afirma que não liga de pegar o transito e por ai vai, até que aquilo se torne uma discussão como a maioria que eles e os casais tem.

Mas o que há de equivocado nisso?

Bem, a mulher, ao invés de perguntar “por que você chegou tão tarde?” poderia ter expressado seus sentimentos e dito algo como “eu fiquei preocupada com você e apressaria se você tivesse me avisado que iria se atrasar.”

Muitas vezes fazemos perguntas que não queremos saber a resposta. A gente lida muito mal com nossos sentimentos e lidamos tão mal que nem sabemos perceber quando queremos expressa-los.

Perguntas como “por que você fez isso?” ou “no que você estava pensando quando fez aquilo?” são formas de expressarmos nossos sentimentos negativos, mas como não somos ensinados a fazer isso (e até mesmo somos reprimidos quando o fazemos), acabamos expressando nossos sentimentos da forma errada e de uma forma que causa mais discussões.

Essa forma de expressão de sentimentos é errada e causa discussões pois o outro acha que estão discutindo sobre uma situação, quando para o outro acha que estão discutindo sobre os sentimentos dele. E assim, se não estão falando da mesma coisa, irão se desentender e brigar.

Portanto, a melhor coisa a se fazer é: expressar seus sentimentos. Mas antes que eu ensine como expressa-los, vamos entender como você pode identificar eles.



Uma das coisas que mais nos equivocamos quando se trata de expressar seus sentimentos é quando desabafamos sobre algo. Quando estamos desabafando para alguém, tendemos a expor situações e não como nos sentimos diante delas. Dizemos “hoje meu pai me disse que sou muito burra.” ou “eu quase fui roubada hoje” e não coisas como “eu me senti magoada e pequena” ou “eu estou muito abalada hoje”.

Outra forma coisa importante sobre expressar seus sentimentos é que não faz bem focarmos apenas em um.              

Há um jeito de entender e expressar melhor seus sentimentos  negativos e ficar bem com eles depois. E esse jeito consiste em expressar nossa raiva, medo, tristeza e arrependimento sobre uma situação ou pessoa e depois disso, procurar o amor e coisas boas sobre aquilo ou aquela pessoa.

Vamos usar o exemplo do casal que usei no começo novamente. A mulher poderia dizer ao seu parceiro quando ele chegasse em casa algo como: “eu estou com raiva de você por não ter me avisado que iria atrasar hoje. Estou triste pois estava ansiosa para te ver quando cheguei e você não estava aqui. Fiquei com medo que tivesse acontecido alguma coisa e estou arrependida de não ter te pedido para me avisar se atrasasse quando saiu. Eu aprecio muito o quanto você tem trabalhado e como sempre volta para casa de bom humor, mesmo tarde.”

Viu só? Quem sabe se ela tivesse dito isso no início, nenhuma briga teria acontecido. Ele teria se desculpado e talvez até dito que irá ligar das próximas vezes.

Bom, agora a melhor forma de expressar sentimentos negativos é: de forma bondosa. Não grite, não xingue ou agrida o outro com palavras. Não diga coisas como “eu te odeio. Você sempre faz isso. Eu não sei mais quanto tempo vou aguentar com você fazendo isso.”

Expresse seus sentimentos verbalmente e não seja tomado por eles. Se está triste, diga “eu estou triste com você”. Se está com raiva, diga “estou com raiva de você por conta disso e aquilo e quero ficar sozinho.”

Expressar sentimentos negativos de forma bondosa é um dos melhores jeitos de se expressar, pois assim você não fere ninguém com a forma que o fará e você não os estará reprimindo, já que reprimir seus sentimentos, não expressar eles, não é nem um pouco saudável.

Por fim, saiba que, se você não puder expressar os seus sentimentos de forma bondosa pois está muito consumido por eles, peça para ficar sozinho e expresse-os em um papel ou nas notas do celular. Quando estiver mais calmo, leia o que escreveu e veja se expressou de forma bondosa. Se não, reescreva até estar e ai expresse seus sentimentos ao outro.

Ou não, pois nem sempre quando algo precisa ser dito, significa que essa coisa precisa ser ouvida. Você expressou seus sentimentos, mas para si mesmo. E eles foram ditos. Mas se acha que o problema já foi resolvido apenas com a expressão, não precisa dizer os sentimentos ao outro.

Expressar nossos sentimentos e ainda da forma correta é algo que devemos praticar com frequência e tornar mais natural a nós cada vez mais. Somente assim, evitaremos discussões.

13 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page