top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Como descobrir a sua carreira?



“O que você quer ser quando crescer?” é uma das perguntas mais frequentes que fazemos para as crianças. Quando a adolescência chega, essa não é mais uma pergunta, mas sim uma exigência para que o jovem decida qual a carreira que seguirá até o fim dos seus dias. 

Por mais que a nossa geração já não se aprisione tanto nessa ideia de “escolher uma profissão e exercer ela até o fim da vida”, ainda assim muitas pessoas têm dificuldade de escolher a carreira que irão seguir. 

E isso acontece por dois motivos: falta de autoconhecimento e falta de experiências. 


Falta de autoconhecimento 


Quando se trata de escolher uma profissão, isso inegavelmente exige autoconhecimento, afinal, você precisa entender quem você é e o que quer fazer para escolher tal profissão. 

Mas e se eu te disser que o buraco é mais fundo? E se eu te disser que você não conhece totalmente a si mesmo e por isso, como pode saber o que realmente quer se não conhece tudo aquilo que você pode ou irá gostar? 

A nossa vida como um todo irá mostrar diferentes faces nossas, irá nos mostrar outros lados nossos que jamais pensamos que iriamos nos deparar. 

E é interessante pois quanto mais você vive e tem experiências diferentes e experimenta coisas, mais e mais você se conhece. 

O autoconhecimento é um constante explorar o mundo enquanto você explora a si mesmo também. 

E é por isso que você precisa experimentar muito e muito para poder descobrir a carreira que irá seguir. 


Falta de experiências 


Quando somos mais novos, nos fazem acreditar que já sabemos o que queremos ter de profissão. Basta olhar para o que gostamos quando crianças que iremos descobrir isso. Mas isso é uma enorme mentira. 

E se você foi uma criança que não experimentou o suficiente? E se você não tinha maturidade para gostar do que você na verdade só irá gostar quando for mais velho? 

Quando eu tinha 8 anos, comecei a escrever e me apaixonei pela escrita. Achei que queria ser escritora. Quando eu tinha 18 anos, um professor deu uma aula sobre preconceito linguístico e isso me fez cursar Letras Português. Quando eu tinha 20 anos, eu comecei a estudar tarô e descobri que queria ser taróloga. Quando eu tinha 23 anos, surgiu a oportunidade de trabalhar com correção de redação e eu descobri que amava fazer isso. 

Percebe quantas coisas eu descobri sobre mim mesma anos depois da minha infância? E sigo aprendendo e aprendendo e aprendendo. Eu jamais teria descoberto tudo isso sobre mim mesma se tivesse me isolado apenas na escrita. 

Quantos amores você não deve ter por ai? Quantas profissões você não se apaixonaria se não experimentasse um pouco de cada uma? Quantas oportunidades você não deve ter, caso escolha dizer sim? 


Voluntariados 


Uma forma incrível de você descobrir coisas sobre si e viver experiências poderosas é através de voluntariados. Os que eu recomendo são da Worldpackers, mas há outros sites que oferecem esse tipo de troca. 

Nos voluntariados, você faz alguma atividade (recepção de hostel, jardinagem, culinária, fotografia, cuidar de animais, ensinar línguas e por ai vai) em troca de hospedagem e às vezes de alimentação e outras benefícios. 

Eu já fiz três voluntariados e descobri tantas, mas tantas coisas sobre mim mesma. Não apenas com o serviço em si (que já te ensina bastante inclusive) mas também vivendo de uma forma imersa em uma cultura diferente (seja no Brasil ou fora dele), vivendo uma rotina diferente, conhecendo pessoas e lugares diferentes. 

É uma experiência incrível e é algo acessível também (afinal, você gasta muito menos do que gastaria pagando aluguel ou hotel, por exemplo). 

Caso você queira explorar o mundo e explorar a si mesmo também, eu recomendo demais apostar nos voluntariados! 

Espero que esse texto tenha te ajudado :) 


 

Se você quiser aprender a se amar e a ter um relacionamento saudável com você, venha conhecer o meu curso! Clique aqui para saber mais sobre ele!



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page