top of page

Como amar o seu corpo






A carta da Imperatriz, no tarot, é a carta ligada ao corpo, ao amor ao corpo, a si mesmo e ao autocuidado. E eu acredito que essa carta nos ensine demais sobre como amar o seu corpo.

Mas antes, uma breve explicação sobre o que é o tarot. O tarot é um conjunto de 78 cartas, que tem uma função terapêutica, sendo que cada uma dessas cartas é um arquétipo, uma metáfora, um espelho de algo que nós já vivemos, estamos vivemos ou vamos viver.

A carta da Imperatriz fala sobre fertilidade, sobre criatividade (cuja palavra está ligada à palavra “criação”, já que a Imperatriz às vezes é retratada como uma mulher grávida). Fala sobre a natureza, sobre o amor ao corpo, aos outros, a si mesmo, sobre o cuidado, sobre esse amor cuidadoso e gentil.

E há uma grande ligação entre esse “cuidar” da mãe, esse cuidar carinhoso, bondoso e gentil próprio da figura materna, ligado a natureza, já que a natureza muitas vezes é retratada como a... Mãe Natureza.

Eu sei, o tarot tem muitas ligações maravilhosas, mas eu queria trazer três grandes conselhos dessa carta para que possamos aprender a amar o nosso corpo.



Salva essa imagem no Pinterest para lembrar das dicas depois (ou apenas para me ajudar) <3





O seu corpo é parte da natureza


Acho que às vezes a gente esquece que a gente também é bicho, que a gente também faz parte da natureza.

A gente foca e admira tanto o nosso intelecto, inteligência, capacidade mental, que a gente esquece que nós também somos um corpo, um corpo que a gente não criou, como fazemos com todo o resto nas cidades. Um corpo que faz parte da natureza, que responde a ela principalmente.

Ver o seu corpo como parte da natureza, como algo que tem uma função, e que cada partezinha do seu corpo tem uma função, um propósito, que está ali por um motivo, assim como tudo na natureza ocorre por um motivo, já vai te fazer se conectar mais e mais com o seu corpo.

Tente entender porque cada parte do seu corpo está ali, porque cada parte do seu corpo faz o que faz, tenta se conhecer, se ouvir, se entender.

Isso não apenas vai te aproximar mais do seu corpo, como também vai tirar o peso de que o seu corpo é uma ferramenta, um acessório estético, algo que muitas vezes nos faz odiarmos nossos corpos.

Um dos cuidados que a Imperatriz pede é com a beleza, no sentido de tomar cuidado com essa vontade de deixar tudo belo. A beleza é esse cuidado estético, de que você quer transformar o seu corpo em algo bonito, algo simplesmente para ser agradável aos olhos. Mas de que isso serve?

Não tem problema você querer ter uma aparência agradável, mas isso se torna um perigo quando você sacrifica o seu corpo e o próprio funcionamento natural dele pela estética, pela beleza.

O seu corpo não é um acessório estético, não é algo para te deixar atraente. O seu corpo serve para que ele te mantenha vivo, funcionando, para que você tenha saúde e qualidade de vida. Não sacrifique a sua qualidade e saúde de vida pela sua estética.


Se conecte e cuide do seu corpo


Lembra que eu disse que o nosso corpo é parte da natureza? Então, a natureza tem ciclos, estações, fases, assim como o nosso corpo.

Por mais que a nossa mente nem sempre funcione de um jeito que conhecemos, nós conhecemos muito mais a nossa mente do que o nosso corpo. A gente não conhece muito dele, não entende muito ele.

Ele se comunica o tempo todo conosco, mas raramente damos ouvidos a ele. Ele sempre tem um motivo, um propósito, para fazer algo, uma necessidade que ele quer atender, uma função que quer desempenhar, uma mudança que precisa ocorrer e a gente raramente entende ou compreende isso.

Mas quanto mais você ouvir o seu corpo, quanto mais prestar atenção nele, nas fases dele, nas necessidades dele, quanto mais observar ele agir por conta própria, como se fosse uma segunda vida dentro de você, mais você vai poder amar ele.

Porque amar também é cuidar. Quanto mais cuidamos do nosso corpo, maiores as chances de amarmos ele. Mas como vamos cuidar do nosso corpo, como vamos atender as necessidades e pedidos dele, se nem mesmo sabemos quais são, sabemos ouvir elas?

A atenção plena é uma grande aliada na hora de ouvir e conhecer o seu corpo, então caso queira saber mais sobre esse assunto, clique aqui.

Eu fiz também um mini-produto que eu mandei no meu grupo do Telegram, que é uma tabela para facilitar o seu autocuidado e, caso queira ter acesso a ela, basta clicar aqui e entrar no meu grupo do Telegram para baixar ela!


Tenha criatividade


Eu não podia deixar de fora um dos elementos que eu mais adoro da carta da Imperatriz: a criatividade.

Acho que quando se trata de amor próprio e relacionamentos (já que o amor próprio é um relacionamento com você mesmo), ter criatividade é algo que faz as coisas fluírem melhor, terem mais leveza e mais potencialidade.

Então, porque não dar vida a ideias sobre formas de cuidar mais e mais do seu corpo? Porque não usar toda a sua criatividade e pensar em formas das mais variadas para cuidar, amar e escutar mais e mais o seu corpo?

Eu sei que ás vezes a gente não consegue ter tempo ou disponibilidade ou até ideias para achar formas de cuidar do nosso corpo, mas para isso, eu tenho duas soluções.

A primeira é a minha Consultoria de Produtividade e Administração do Tempo. Nela, eu vou criar um sistema de organização que funcione para você e você ainda vai sair dela com soluções para os seus problemas ligados a sua produtividade (e se um desses problemas for a dificuldade em se cuidar, não se preocupe, vamos resolver isso!).

E a segunda coisa é que no próximo texto eu vou dar algumas dicas de como amar o seu corpo na prática, através de uma história. Você pode pegar ideias que eu vou trazer nesse texto, mas eu proponho que você também crie as suas próprias práticas.

Por que não sentar a bunda na cadeira, pegar papel e caneta e fazer uma tempestade de ideias (ou brainstorm) com várias e várias ideias de práticas de autocuidado? Você não precisa implementar todas que escrever, mas deixe a sua mente correr livre, deixe a sua mente parir várias e várias ideias nessa brincadeira.

Então, vai passar a cuidar e amar o seu corpo cada vez mais agora?

 

Me conta: você gostou desse texto? Se sim, curte ele aqui embaixo ou me deixa um comentário! Eu ficaria muito feliz <3

E se você quiser receber mini-produtos para te ajudar a ter cada vez mais amor próprio, clica aqui para se inscrever e saber mais sobre a minha newsletter!



74 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page