Se você ainda não leu o texto em que eu explico sobre as cinco linguagens do amor envolvendo o amor próprio, basta clicar aqui.
A linguagem Qualidade de Tempo envolve você passar tempo de qualidade com o objeto do amor (que no caso de se amar, é você mesmo). Tempo de qualidade é você focar a sua atenção apenas naquilo que você está amando. Então, para passar tempo de qualidade com você, você precisa focar a sua atenção em você quando for ter esse tempo com você mesmo.
E há alguns jeitos de você fazer isso. Esses são os jeitos:
Passe tempo com você mesmo
Passar tempo com você mesmo pode parecer meio complicado e até meio tedioso, mas quanto mais tempo você passar com você mesmo, mais você vai gostar de estar na sua própria companhia.
E passar tempo com você mesmo é você conversar com você mesmo, é você ouvir os seus pensamentos e é você ficar na sua própria companhia apenas, sem fazer mais nada além disso.
Sabe quando a gente está com um amigo e a gente simplesmente fica conversando e isso já é passar tempo com o nosso amigo? Então, você pode fazer a mesma coisa, só que com você mesmo.
Então, quando estiver andando na rua ou indo para algum lugar, deixa o celular de lado ou o seu podcast ou música que esteja ouvindo e fica conversando com você mesmo, fica ouvindo os seus pensamentos e tudo mais.
Quando estiver comendo sozinho, não fica assistindo alguma coisa ou até mexendo no celular. Aprecia ali a comida, fica na sua companhia, ouve os seus pensamentos e presta atenção em si mesmo e nas suas sensações.
E por aí vai. O importante aqui é você ouvir a si mesmo, é você não fugir dos seus pensamentos, mas sim ouvir eles, entende?
Se conheça
O autoconhecimento é uma ótima forma de você ter tempo de qualidade com você mesmo e de você aprender a se amar.
No livro As Cinco Linguagens do Amor, o autor dá alguns exemplos de como seria uma forma de você ter qualidade de tempo com a outra pessoa e uma dessas formas é você descobrir coisas sobre o outro, sobre aquele que você está amando.
Então, quando estamos amando a nós mesmos, esse tipo de qualidade de tempo também funciona bastante: descubra coisas sobre si mesmo. Você pode descobrir coisas sobre si de diversas formas: respondendo perguntas, testes de personalidade, signos e mapa astral, fazendo novas coisas e por aí vai.
Às vezes, é até interessante você ter um caderno em que anota essas coisas. Assim, quando estiver em uma crise ou precisando tomar uma decisão importante, basta você ler as coisas que escreveu e assim, vai estar olhando para si, algo importante nesses momentos de crise e dúvida.
Faça coisas sozinho
Fazer coisas sozinho é uma ótima forma de você aprender a gostar de você mesmo e até da sua própria companhia. Não tem vergonha nenhuma em fazer isso, apesar do que muita gente acha.
A gente fazer coisas sozinho apenas mostra que a gente não tem vergonha da nossa própria companhia e que a gente não precisa de ninguém para fazer o que a gente gosta.
Então, vai no cinema sozinho, vai no seu restaurante preferido sozinho, vai viajar sozinho, vai fazer uma passeio em um parque ou shopping sozinho. Não importa o que você vai fazer sozinho, desde que você faça isso e se sinta bem com isso.
Escreva cartas para si mesmo
Escrever cartas para si é uma forma de conversar com você mesmo e assim, passar tempo de qualidade. Você pode inclusive duplicar esse tempo se você ler as suas cartas depois de um tempo, já que você estaria passando tempo com você mesmo ao escrever e ao ler a carta.
Você pode escrever cartas apenas para registrar o que está sentindo, para poder entender o que está pensando, para conversar de uma forma mais palpável com você mesmo ou até para conversar com o seu eu do passado ou do futuro.
Se você for escrever cartas para o seu eu do futuro mais próximo, você pode até enviar essas cartas para você mesmo pelo correio. Daí vai parecer bem mais realista e você vai literalmente estar mandando cartas para o seu eu do futuro.
Bom, espero que essas dicas possam te ajudar a você aprender a se amar!
Comments