top of page

Como amar: As Cinco Linguagens do Amor

Atualizado: 17 de out. de 2020



O livro As cinco linguagens do amor, de Gary Chapman, explica sobre (é claro) as cinco linguagens do amor. De acordo com o autor, há cinco formas diferentes de amar e de sermos amados.

 Para o autor, cada um tem uma certa necessidade emocional (que ele chama de “tanque de amor”, como se fosse o tanque de um carro, mas no nosso caso, é com amor que se enche o tanque e não com álcool) e ela apenas é suprida com a sua própria linguagem.

Tendemos a amar os outros com a nossa linguagem, mas se o outro não tem a mesma linguagem que a nossa, ele jamais se sentirá amado, pois não está tendo o combustível certo para suprir suas necessidades emocionais.

Quando nossas necessidade emocionais estão supridas, nos sentimos amados. É por esse motivo que muitos casais afirmam que amam o outro e demonstram esse amor mas não se sentem amados. Eles estão amando na linguagem deles e não na do parceiro.

O autor também enfatiza a diferença entre paixão e amor. Paixão surge no começo do relacionamento (dura no máximo dois anos) e é involuntária, não temos controle sobre ela. Ela deixa tudo mais rosa e belo e não pensamos direito com a paixão.

Já o amor é um ato, uma escolha. Escolhemos amar, escolhemos suprir a necessidade emocional do outro, mesmo que não recebamos nada em troca, mesmo que ela não seja natural a nós. O único problema é como suprir a necessidade do outro.

E é ai que entram as linguagens. Há cinco linguagens e cada uma envolve uma ação diferente. Amar é um verbo e é claro que cada uma das linguagens irá envolver um verbo. Para que amemos alguém, precisamos realizar a ação da linguagem do outro com frequência (no mínimo uma vez por semana).





Primeira linguagem: Palavras de Afirmação


Essa linguagem envolve falar verbalmente o seu amor. Elogiar o parceiro (de forma sincera), encoraja-lo a fazer aquilo que ele diz querer e gostar e expressar sentimentos ruins, como raiva e mágoa, de forma bondosa são as principais formas de amar nessa linguagem.

Amar nessa linguagem é elogiar, encorajar e expressar seus sentimentos obscuros de forma bondosa com frequência (no mínimo uma vez por semana).


Segunda linguagem: Tempo de Qualidade


Tempo de qualidade é quando você passa um tempo com outra pessoa e dedica sua total atenção a ela. Ver um filme com alguém ao seu lado enquanto você mexe em seu celular não é tempo de qualidade, pois sua atenção está dividida entre a TV e o celular.

Mas assistir a um filme e fazer comentários durante o filme com a outra pessoa (sem mexer no celular, também) é tempo de qualidade.

Tempo de qualidade também é conversar entre si e expressar sentimentos, contar situações, ter uma conversa legal com alguém e não apenas algo como “Você levou os cachorros para tomar banho hoje?” “Levei.” “Você pagou as contas?” “Paguei, mas falta uma. Vou pagar amanhã.”

Isso não é uma conversa de qualidade.

Tempo de qualidade também envolve trocar intimidades durante uma conversa (contar um segredo para o outro, contar algo intimo seu ou do seu dia e quando digo intimo, não digo no sentido sexual da palavra, mas sim no sentido de algo interior a nós, que não expomos com facilidade e frequência) e fazer atividades juntos, como cozinhar juntos, ir ao supermercado juntos ou fazer um piquenique juntos.

É importante também que, para que algo seja tempo de qualidade, os dois queiram e demonstrem querer estar ali. Caso um deles fique o tempo todo reclamando ou de cara fechada ou em silêncio o tempo todo, não será tempo de qualidade.

Amar nessa linguagem então é passar tempo de qualidade com o seu parceiro.


Terceira Linguagem: Receber Presentes


Essa é a mais simples de se aprender: basta dar presentes para o outro que ele se sentirá amado. Quais são os presentes, pouco importa.

Podem ser desde uma florzinha no jardim até dar um carro novo ao parceiro. Porém, aqueles que precisam amar nessa linguagem podem ter problemas por conta de dinheiro.

Dar presentes para alguém com frequência pode parecer um desperdício de dinheiro, mas eu posso provar que não é.

Dar presentes para o outro e ama-lo dessa forma é um investimento, da mesmo forma que alguém investe na bolsa de valores ou em uma empresa ou em uma ideia. Investir nessas coisas não parece desperdício, não é? Então porque amar o seu parceiro na linguagem dele parece?

Se você ama-lo na linguagem de amor dele, você irá investir em seu relacionamento e cada vez mais ele crescerá (e sem dúvidas seu parceiro irá corresponder positivamente ao seu investimento). Além de que, você não precisa gastar muito para amar o outro. Pode fazer alguns presentes e há presentes baratos também (lojas de 1,99 existem para isso). Você também pode dar de presente comida (algo que uma hora ou outra você irá ter que comprar) para o seu parceiro, mas tente sempre surpreendê-lo.

Esse é o legal dos presentes: a surpresa quando de repente alguém te da um presente.


Quarta Linguagem: Formas de Servir


Essa envolve fazer serviços para o outro: coisas como lavar o carro dele, levar o lixo quando o outro está com pressa e teria que fazer isso, preparar o jantar e levar o dever de casa para o amigo no dia que ele faltar.

Uma pessoa que tem essa como a sua linguagem de amor se sentirá amado quando alguém fizer um daqueles serviços (e outros também) para ele.

Mas é importante ressaltar algo: se você faz o serviço não porque quer expressar o seu amor para o outro mas sim por medo do que pode acontecer se não fizer ou porque o outro lhe ameaçou, você não está amando.

Amar é uma escolha e para isso, é preciso ter a possibilidade de escolher. Se a única alternativa que você tem é fazer aquele serviço, você não escolhe faze-lo, fez apenas por ser a única coisa que você poderia fazer naquele momento. E isso é extremamente tóxico e errado. Fazer as coisas por medo ou ressentimento não é amor.


Quinta Linguagem: Toque Físico


Esta linguagem envolve se sentir amado com o toque: abraçar ou beijar ou tocar carinhosamente alguém são coisas que aqueles que tem essa linguagem, ao receber elas, se sentirão amados.

Essa linguagem vai além do sexo, pois se você apenas se sente amado com o toque durante o sexo, mas fora dele não se sente amado, essa não é a sua linguagem.

Você se sente amado quando seus pais te abraçam? Você se sente amado quando seu parceiro toca o seu braço carinhosamente? Você se sente amado quando seu cachorro deita do seu lado e encosta a cabeça em sua barriga? Se sim, essa é a sua linguagem.

As linguagens do amor não envolvem apenas os relacionamento amorosos. Amamos nossos pais, amamos nossos amigos e amamos nosso bichinhos.

Portanto, as linguagens não envolvem apenas um relacionamento amoroso, pois você pode amar os outro na linguagem deles também e suprir suas necessidade emocionais mesmo não estando em um relacionamento amoroso com elas.

Mas a grande questão é: como descobrir a sua linguagem do amor? Há três formas simples de descobrir, de acordo com o autor. São elas:

  • Observar tudo aquilo que você pede para os outros. Você pede por mais presentes? Por mais serviços? Por mais atividades ou conversas juntos? Por mais toque ou beijo ou abraço? Ou por mais elogios ou “eu te amo”?

  • Observar tudo aquilo que te magoa. Você se sente magoado quando não tiram o lixo para você ou lavam seu carro? Você se sente magoado quando desmarcam um compromisso com você? Você se sente magoado quando apenas ouve críticas negativas sobre si mesmo e nenhum elogio? Ou quando ninguém te deu um presente de aniversário? Ou até mesmo quando já faz semanas que seu parceiro não te beija?

  • Observar o que te faz se sentir amado. O que os outros fazem que você se sente amado? Quando te elogiam? Quando fazem algum serviço para você? Ou quando marcam e saem com você? Ou quando te tocam carinhosamente? Ou até mesmo quando você ganha um presente?

Talvez responder essas perguntas não te aponte para uma linguagem específica e é por isso que eu criei um teste simples e rápido caso as perguntas não funcionem. Ele é o seguinte:

Escolha uma (e apenas uma) alternativa em que você jamais iria conseguir viver nesse cenário:

  1. Você jamais será elogiado ou encorajado

  2. Você jamais terá uma conversa legal ou fará uma atividade junto com aqueles que ama

  3. Você jamais irá receber presentes

  4. Ninguém jamais irá fazer algum serviço por você

  5. Você jamais receberá o toque carinhoso ou beijo ou abraço de alguém que ama

Sua linguagem está de acordo com a alternativa que escolheu:

A) Palavras de Afirmação

B) Qualidade de Tempo

C) Receber Presentes

D) Formas de Servir

E) Toque Físico

Quando sabemos a nossa linguagem e a do outro, fica mais fácil amar e ser amado, não acha?

117 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page