Depois do caos que foi 2020 e 2021, acho que nós estamos mais do que esperançosos com 2022, torcendo para que ele seja um ótimo ano.
E, na minha opinião, para que tenhamos um ótimo ano, precisamos começar de dentro para fora, ou seja, precisamos começar cuidando de nós mesmos e do nosso interior antes de as coisas lá fora melhorarem.
Por isso, hoje eu quero te indicar 5 livros que você pode ler no decorrer de 2022 e que vão te ensinar a como lidar melhor com o seu interior, mas também a como lidar melhor com as pessoas ao seu redor, trazer amor para a sua vida tanto dentro quanto fora dela.
Vamos para as indicações então?
Autocompaixão
O primeiro livro que eu quero indicar é o livro que eu considero ser a bíblia do amor próprio. Não tem como você ler esse livro e não lidar de uma forma no mínimo um pouco melhor com você mesmo.
Esse livro vai te ensinar, através de capítulos cheios de explicações palpáveis e reflexivas sobre as três partes da autocompaixão e também sobre outras partes do amor próprio (como o perdão, a gratidão, lidar com outras pessoas e por aí vai).
Eu adoro esse livro não apenas por ele ser muito completo e por ele ter explicações bastante acessíveis (elas não são nada difíceis de entender, nem mesmo para aqueles que são leigos no assunto amor próprio), mas eu gosto demais desse livro também porque ele tem, ao final da maioria das explicações, um ou dois exercícios para você praticar o que aprendeu.
Se você sente que não tem um mínimo de amor próprio, sente que não lida muito bem com si mesmo ou até que odeia a si mesmo, você precisa ler esse livro. Ele é o primeiro passo que você precisa para começar a ter amor próprio em grande estilo.
A Coragem de Ser Imperfeito
Tanto o livro “Autocompaixão” quanto “A Coragem de Ser Imperfeito” são os dois livros dessa lista que mais vão te ajudar a lidar com você mesmo de uma forma individual: você vai aprender um pouco a como lidar com as outras pessoas através desses livros, mas a maioria dos ensinamentos desses livros vão ser para você aprender a lidar com você mesmo, apenas.
E eu acho que esses dois livros se complementam bastante: “Autocompaixão” vai te dar dicas práticas e reflexivas para lidar com um problema que o livro “A Coragem de Ser Imperfeito” vai te explicar.
É como se um fosse a explicação da solução e o outro fosse a explicação do problema.
E que problema o livro “A Coragem de Ser Imperfeito” vai te explicar? O problema de que nós nunca vamos sentir que somos o bastante ou o suficiente.
Você talvez já tenha sentido isso, sentindo que nada do que faz é o bastante, nada do que você é parece ser o suficiente e que você inclusive sente que não o bastante: bom o bastante, inteligente o bastante, esforçado o bastante e por aí vai.
Mas e se você pudesse entender não apenas porque isso acontece com você, mas também entender o que você pode fazer para lidar melhor com esses sentimentos? Seria incrível isso, não é?
Então, se você quer entender porque às vezes você não se sente o suficiente e conseguir lidar de uma forma saudável com isso, eu recomendo que você leia o livro “A Coragem de Ser Imperfeito”.
As Cinco Linguagens do Amor
Se alguém me perguntasse qual livro eu acho que todos deveriam ler, a minha resposta seria um empate, entre “Autocompaixão” e o livro “As Cinco Linguagens do Amor”.
Você já deve ter entendido a importância do livro “Autocompaixão”, mas porque afinal eu acho tão importante que todos nós leiamos o livro “As Cinco Linguagens do Amor”?
Porque esse é um livro que não apenas vai te ensinar sobre o que é o amor, mas também vai te ensinar a como amar e como ser amado.
Todos nós queremos ser amados, mas nem sempre nos sentimos assim. Mas de uma coisa é certa: todos nós tentamos amar as pessoas ao nosso redor, mas porque, então, elas não se sentem amadas?
A resposta é que existem diferentes linguagens do amor e cada pessoa ama de acordo com uma linguagem do amor. Eu tenho um texto aqui no blog em que eu falo sobre cada uma das cinco linguagens do amor e ainda te ensino a como descobrir qual é a sua linguagem do amor. Clique aqui para ver esse texto.
Mas, por mais que o meu texto esteja bem completinho, ainda assim, ler o livro vai te fazer entender com muito mais clareza sobre cada uma das cinco linguagens do amor, de forma que você possa não apenas entender sobre a sua linguagem do amor, mas que você também possa amar as pessoas ao seu redor na linguagem do amor delas.
Homens São de Marte e Mulheres São de Vênus
Dos cinco livros dessa lista, esse foi o primeiro que eu li. Eu lembro que quando eu li ele, eu fiquei encantada: muitas das coisas que algumas pessoas faziam e eu não entendia eram explicadas neste livro.
E mais: muitas das coisas que eu fazia eram explicadas neste livro e ele me permitiu entender muito mais não apenas sobre mim, mas também sobre as pessoas ao meu redor e sobre como lidar melhor com elas.
Apesar do título do livro dizer que os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus, ainda assim, eu acho que todos nós temos comportamentos de Vênus e de Marte: eu mesma me identifiquei com muito mais dos comportamentos de Marte do que com os de Vênus.
Então, se você quiser entender melhor como se relacionar com as pessoas ao seu redor, como lidar melhor com elas e até entender melhor elas, eu recomendo demais que leia esse livro e leia ele pensando em “comportamentos de Marte e de Vênus” e não em "comportamentos de homens e de mulheres”, combinado?
Mude Seus Horários, Mude Sua Vida
E o último livro da nossa lista é um livro que vai te ensinar a como lidar melhor com o seu corpo e, dessa forma, como ter uma vida mais plena e saudável.
Esse é um livro que vai te ensinar que não importa a quantidade com que nós comemos, dormimos ou fazemos exercício, o que importa mesmo é a hora em que fazemos essas coisas.
Ter uma boa noite de sono nem sempre é resultado da quantidade de sono, mas sim de quando você dorme. Ter mais energia no dia a dia nem sempre é algo que vai depender da quantidade de exercício físico, mas sim de quando você fez o seu exercício.
Apesar desse livro ter algumas partes que são destinadas a te ensinar a diminuir o seu peso, ainda assim, eu acho que ele é um livro que fala bastante sobre como cuidar do seu corpo e ter uma melhor relação com ele.
Então, se você sente que não está cuidando muito bem do seu corpo, sente que não está tendo muita saúde física e mental, ou até se você quiser se conectar mais com o seu corpo, eu recomendo que você leia o livro “Mude Seus Horários, Mude Sua Vida”.
Quais desses livros você ficou com mais vontade de ler? Você já leu algum deles? Me conta nos comentários, que eu iria adorar saber!
Opmerkingen